XADREZ DE PATOS DE MINAS EM 1980

Postado por e arquivado em ESPORTES, XADREZ.

O diretor desta já consagrada Revista, ressaltou em um de seus artigos, diversos aspectos positivos de nossa cidade. Também nós hoje, queremos mostrar aos inúmeros leitores de “A Debulha” a posição do xadrez de Patos de Minas em relação às cidades de nossa região.

Em outubro do ano passado, realizou-se em Araguari, o primeiro torneio de xadrez do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Patos de Minas conseguiu o 4.º lugar na classificação geral através do enxadrista Hélio Rabelo sendo que, os promotores do referido torneio consideram Patos de Minas como a grande revelação.

Após a participação de Patos no torneio de Araguari notou-se um maior interesse pelo xadrez em nossa cidade e, hoje, podemos afirmar sem medo de errar que, o nível técnico melhorou consideravelmente.

Têm surgido novos e promissores enxadristas, bastando lembrar que, no último torneio realizado no mês de julho próximo passado no Caiçaras os irmãos Sérgio e Otacílio, juntamente com os enxadristas Hélio e Dr. João Pessoa de Lima disputaram a fase final do torneio.

A grata revelação foi o jovem Sérgio que disputou a finalíssima com o Dr. João Pessoa de Lima, sendo este o vencedor.

Estamos certos de que Patos de Minas hoje, tem condições de se ombrear com os melhores enxadristas da região.

NOTA: A coluna Comunicando, de José Afonso, da edição n.º 15 da revista A Debulha de 15 de dezembro de 1980 fez três comentários sobre o xadrez patense:

1) Patos de Minas já tem o seu Clube do Xadrez. Foi fundado recentemente e já conta com uma boa equipe de diretores e associados.
2) Presidente do Clube de Xadrez de Patos de Minas é o Marcos Queiroz Garcia (da Cineminas); vice-presidente, Dr. João Pessoa de Lima (um dos maiores enxadristas que eu conheço, além de ser um grande incentivador do enxadrismo em nossa cidade); Dr. Murilo Corrêa da Costa (que está em todas as boas iniciativas) também está colaborando com o clube do xadrez.
3) O 2.º Torneio de Xadrez do Patos Social Clube, que será realizado a 9 de janeiro, já será coordenado e conduzido pelo Clube do Xadrez. A turma lá está com o firme propósito de divulgar Patos de Minas, através do Xadrez. Parabéns, gente!

* Fonte: Texto de João de Deus Vieira e João Pessoa de Lima, publicado na edição n.º 9 da revista A Debulha, de 15 de setembro de 1980, do arquivo de Dácio Pereira da Fonseca.

* Foto: Wikipédia.

Compartilhe