SOLUÇÕES PARA A LAGOA GRANDE EM 2013

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Na última quarta-feira, 21 de agosto, representantes da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e diretores da Copasa, se reuniram na parte da manhã para buscar soluções emergenciais para a situação da Lagoa Grande. Há dois meses que a antiga Lagoa dos Japoneses, hoje, cartão postal da cidade, começou a aparecer junto à superfície da água, uma grande camada de lama em uns dos cantos do local.

A Lagoa Grande vem sendo assoreada pelo tempo e pelos resíduos que são destinados em suas águas. Há mais de 30 anos que as águas das chuvas, enxurradas e o escoamento de empresa de distribuição de água da cidade, estão sendo despejados dentro das águas da lagoa. A lâmina d’água da Lagoa Grande está diminuindo a cada momento, principalmente agora, em tempo de seca.

A Prefeitura de Patos de Minas, preocupada com a situação do local, vem se reunindo junto ao Ministério Público e Copasa, para buscar uma solução mais imediata para a situação de degradação da lagoa. O Prefeito Pedro Lucas Rodrigues e autoridades, recentemente visitaram in loco toda a área da orla da Lagoa Grande para detectar de perto tais problemas. A Procuradoria de Meio Ambiente reuniu-se com órgãos competentes ligados ao Meio Ambiente para firmar uma ação mais eficaz para o problema de assoreamento da Lagoa Grande. Um laudo técnico está sendo elaborado pelo Ministério Público, para a assinatura de um termo de responsabilidade entre as partes envolvidas no Município.

Na reunião do dia 21 de agosto p. p., foi discutida a possibilidade de buscar alternativas para manter a água da Lagoa Grande em um limite tolerável ambientalmente. Mesmo antes da intervenção de toda a área com a limpeza da lagoa, prevista no projeto de revitalização, a lâmina de água do local deve ser mantida para não prejudicar a sua vida útil, fauna e flora. Uma empresa de consultoria ambiental está elaborando um projeto de revitalização da Lagoa Grande que será apresentado nos próximos dias à Copasa e Prefeitura Municipal, para que medidas possam ser tomadas. No projeto devem ser previstos desde a outorga, drenagem, desassoreamento, peixamento, proteção e até a manutenção da Lagoa Grande, como parte de uma ação concreta de revitalização total da Lagoa Grande.

Participaram da reunião da última quarta-feira, Nelson Nogueira (Secretário Municipal de Infraestrutura); Fábio Amaro (Secretário Municipal de Cultura); Jober Frederico (Diretor de Indústria e Comércio);  Donaldo Amaro (ex-assessor de Imprensa do Município de Patos de Minas, que viveu a época da construção da Lagoa); Jairo Carneiro (Gerente do Distrito da Copasa), Gilmar Ribeiro (Analista de Saneamento da Copasa) e Júlio Cézar Caetano (Engenheiro responsável pelo Sistema da Copasa em Patos de Minas).

* Fonte:Texto publicado com o título “Prefeitura e COPASA Buscam Soluções para a Lagoa Grande” na edição de 24 de agosto de 2013 do jornal Folha Patense.

* Foto: Panoramio.com.

Compartilhe