SHOW CEP / 80

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

Como encerramento da Semana do Estudante o Show CEP/80. A falta de participação dos colégios durante a Semana do Estudante assusta. Alguns diretores não dão apoio, e muito menos incentivo aos alunos para que participem. Como exemplo temos o Colégio Estadual que participou do show e não contou nem com o apoio do Grêmio (GEPS), nem da diretoria. Os alunos que participaram em nome daquele colégio mostraram ser fortes, conseguindo apesar de tantas repressões o título do Colégio do Ano.

A participação de dois colégios, numa cidade onde se tem 11 colégios é desanimadora. O Colégio FO-RO, há três anos vem participando deste show, mostrando assim o interesse e o apoio a estas promoções.

Vamos ao Show CEP/80.

Um show menos festivo como nos anos anteriores, com uma preocupação maior em transmitir alguma mensagem, não ficando só nas apresentações dos quadros e nas torcidas.

A luta pela Universidade em Patos, foi o destaque. A conscientização pela valorização de nossa arte e música foi mostrada de uma forma mais decisiva.

O que assusta é torcidas usando “discotecas”. A torcida grito a grito, mostra a garra do estudante. Colocam-se duas caixas de som no último volume, contra a voz humana de 170 pessoas. É muito desproporcional e “eletrizando” a torcida.

No show cultural, onde a discoteca é tão destacada, a incoerência é grande. Perguntamos: Estariam esses alunos apoiando enlatados americanos? Se era para movimentar porque não colocar frevos ou músicas carnavalescas? Outro ponto em destaque foram as questões de músicas.  Mal pesquisadas e elaboradas. Pelo que nos consta Milton Nascimento tem mais de 10 anos de sucesso. Sua voz não tomou nome há dois anos, pelo contrário. Há dois anos atrás, Milton já era consagrado um mito na história de nossa música. Foi notável a consciência dos dois colégios quando fizeram uma sátira aos problemas da cidade e humor, ao retratarem a arte em Patos.

O Show CEP/80 aconteceu de uma forma mais política e consciente. Realmente a CEP é a voz dos estudantes.

Que os diretores, professores e alunos, incentivem-se e que para o próximo ano a participação dos colégios seja mais ativa.

Afinal o Show CEP há três anos vem sendo disputados por apenas dois colégios. É preciso participar!!!

* Fonte: Texto publicado na coluna Sem Fronteiras, de Inez Marina, Marco Antônio e Vicente de Paulo, no n.º 13 da revista A Debulha de 15 de novembro de 1980, do arquivo de Dácio Pereira da Fonseca.

Compartilhe