INAUGURADA A 2.ª VARA FEDERAL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Autoridades judiciárias inauguraram nesta terça-feira (20) a 2ª Vara da Justiça Federal em Patos de Minas. A solenidade foi realizada no Plenário da Câmara Municipal e em seguida aconteceu o descerramento da placa de inaugural na sede que está localizada no mesmo prédio do Legislativo, no 2º andar. O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o desembargador Mário César Ribeiro, presidiu a solenidade. Também estiveram presentes o diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, Juiz Federal Guilherme Mendonça Doehler, o diretor da Subseção de Patos de Minas, Juiz Federal, Edison Moreira Grillo Júnior, além do prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas o presidente da Câmara Municipal, vereador Otaviano Marques e demais autoridades do Município.

O Juiz Federal José Alexandre Essado foi designado para conduzir os trabalhos da 2ª Vara, que terá competência geral e juizado especial federal adjunto cível e criminal. A jurisdição da Subseção abrange, além de Patos de Minas, os municípios de Abadia dos Dourados, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patrocínio, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gotardo, Serra do Salitre e Tiros. O Estado de Minas Gerais integra a 1ª Região da Justiça Federal, sob jurisdição do TRF da 1ª Região, que abrange também o Distrito Federal e outros 12 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O Juiz Federal José Alexandre Essado ressaltou que já conhece a cidade e que isso poderá facilitar o trabalho na 2ª Vara Federal. “Já atuei em Patos de Minas como Juiz de Direito, Procurador Federal e é uma cidade que apesar de não ser nascido aqui, tenho grande carinho. É um grande prazer poder retornar à região e trabalhar em prol da população e do jurisdicionado local”, afirmou. José Alexandre destacou ainda que a subseção federal de Patos de Minas é bastante atuante e com a instalação da 2ª Vara será possível oferecer um atendimento ainda melhor.

Para o Juiz Federal Edison Moreira Grillo Júnior, a instalação da 2ª Vara é uma conquista para Patos de Minas. “No final de 2010 tínhamos cerca de 12 mil processos em tramitação em Patos de Minas, nós conseguimos reduzir para cerca de 7.000 processos, o que foi uma redução considerável, mas um volume ainda alto para os recursos que estavam disponíveis. Com a 2ª Vara, essa questão será resolvida. Agora teremos equipamento, servidores e toda estrutura tudo necessária para prestar um serviço público compatível com a carga tributária que é exigida da população”, afirmou.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o desembargador Mário César Ribeiro falou sobre a ação da Justiça Federal para a região. “A Justiça Federal está se interiorizando, é um projeto que já começou há algum tempo e agora estamos efetivando com a instalação da Varas Federais, só neste ano serão instaladas dezenove Varas Federais em toda 1ª Região”, afirmou.

* Fonte e foto: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Inaugurada a 2ª Vara Federal em Patos de Minas” na edição n.º 1.061 do jornal Folha Patense de 24 de agosto de 2013.

Compartilhe