ABISSÍNIO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

A verdadeira origem do Abissínio é desconhecida, mas trata-se de uma das mais antigas raças felinas. A maioria aposta ser ele originário da Etiópia, antiga Abissínia, caracterizando assim o seu nome. Por causa de sua semelhança com o gato Sagrado do Antigo Egito, uma lenda diz que ele teria nascido nas margens do rio Nilo. Conta-se que Ramsés II teria pedido ao rei da Abissínia um grupo de gatos que levou para o Egito.

O primeiro gato Abissínio foi trazido da Etiópia em 1968 e levado para a Inglaterra por Robert Napier. Batizado com o nome Zula, foi exposto em 1871 no Crystal Palace de Londres. A partir de 1874 começou a ser o tema de um estudo científico realizado por G. Stables. A raça, reconhecida na Inglaterra em 1882, foi fixada e apurada através de cruzamentos com o British Shorthair, sendo reconhecida pela C.F.A. Em 1926 foi criado o Abyssian Cat Club. Na sequência das duas Guerras Mundiais e da epidemia da leucemia felina, ocorrida entre 1960 e 1970, a raça quase desapareceu. Atualmente, o Abissínio faz parte das mais conhecidas e apreciadas raças de pêlo curto.

Suas orelhas são grandes, largas na base e com extremidades levemente arredondadas, moderadamente pontiagudas. Bastante espaçadas, posicionadas em estado de alerta, apresenta-se cobertas de pêlos curtos e acamados. É possível a presença de uma marca nas costas da orelha (“marca selvagem” ou “marca de polegar”) como penachos nas extremidades. De olhos grandes e amendoados, realçados por um fino traço e escuro da cor de base, por sua vez, orlado por uma coloração mais clara. Brilhantes, expressivos, com uma cor pura que pode variar a amarelo ouro, verde e âmbar. Sua pelagem é densa, que pode ser de pêlo curto ou médio na coluna dorsal. Pelagem caracterizada por duas ou três faixas de cor, alternando o claro e o escuro em cada pêlo e com a extremidade escura. Entre as cores reconhecidas, o azul, sorrel, fawn, vermelho e silver (prateado). Seu corpo é de tamanho médio, com aspecto firme e musculoso, caixa torácica arredondada e dorso ligeiramente arqueado. Patas compridas, retas, finas e bastante musculosas e com pés pequenos.

De forte personalidade, é um animal muito ativo, extrovertido, brincalhão, comunicativo, extremamente curioso, equilibrado e bastante independente. Ao mesmo tempo é sociável, afetuoso, meigo e sensível, necessitando o tempo todo de atenção, por isso detesta a solidão. A devoção ao dono é apenas a ele, e com miados discretos. Essa raça atlética e caçadora necessita de exercício e de espaço, sendo aconselhado um jardim cercado. Sua higiene e cuidados são fáceis, precisando apenas penteá-lo e escová-lo uma vez por semana.

* Fonte: Wikipédia.

* Foto: Portaldoscaes77.blogspot.com.

Compartilhe