BORGES X MACIEL: A CRISE DE 1925 – 5

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Depois que o Jornal de Patos, da família Borges, acusou o Chefe do Executivo, da família Maciel, de malversação, o tempo fechou entre eles. O meio de comunicação usou e abusou de ataques à honra do outro lado e o outro lado, naturalmente, revidava com a mesma intensidade. Depois de tantas acusações, o Jornal de Patos, surpreendentemente, publicou a seguinte matéria:

Uma longa e desenvolvida reportagem sobre homens e cousas deste Municipio, inserta no nº 71, de 25 de Julho do corrente anno, do “Rio Imparcial” do Rio de Janeiro, abordando assumpto de interesse local e que merece uma leitura por quantos desejem se capacitar do surto de progresso desta Cidade, de 12 annos a esta parte.

Pedimos venia á illustre redacção daquele periodico para trasladal-a para nossas columnas, certos de que, assim fazendo, prestamos ao Municipio informes de transcendental importancia, alias até agora desconhecidos de nosso povo.

Eil-a:

“Uma Administração Modelar”

Ha vidas que de tal modo se consagraram ao culto das neccessidades patrias, de tal modo repercutem o rythmo da vida de um paiz  de um estado, de uma cidade, ou mesmo de uma villa, que chegam a parecer que ellas representam a propria historia desses logares.

Dir-se-ia que nesse culto vae um verdadeiro fanatismo, uma empolgante obsessão.

Não vae nenhum elogio em se dizer que a vida do Sr. deputado Adelio Dias Maciel é uma destas e que Patos è o feliz municipio que experimenta com todas suas optimas resultantes, com todas as suas vantagens, a obsessão que o empolga por vel-o grande e prospero.

A sua actividade de, apostolo da sciencia, pois, o Dr. Adelio Maciel, sobre ser um grande medico, é de uma caridade extraordinaria, por que ao pobre não sabe negar as luses do seu saber, o seu prestigio de politico preclaro e cortejado pelos elementos mais fortes das situações que se succedem no poder, a sua experiencia provada de administrador sabio e consciente, tudo vem o ilustre homem de estado pondo a serviço do municipio de Patos, os seus co-estaduanos, em cada obra de benemerencia que ahi surge, vêm o seu dêdo impulsionador, a sua bôa vontade, em acção.

Para dar a medida do desvelo do grande administrador, basta que se saiba que logo que o Dr. Adelio se viu, depois de um curso dos mais brilhantes, detentor de uma diploma academico, no anno de 1913, não o detiveram nem a estima dos mestres nem a seducção e luxo das capitaes, nem o brilhante futuro que a sua carreira acenava. Tudo sacrificou pelo seu Municipio.

Veio para elle, depois desses actos de heroica renuncia, trazendo a experiencia e o saber adquiridos para pôl-os aos serviços de seus amados patricios.

E o que tem sido a sua acção em Patos?

Sabemos todos, do menor ao maior, do mais moço ao mais idoso de seus habitantes, que todos têm experimentado, quer como medico, competindo nelle o carinho e o saber.

[…] Desde 1913, que o municipio de Patos está convencido de que póde cantar o seu progresso com a sua vontade firme e segura, verdadeira alavanca que o ha de levar a alturas e prosperidades jamais sonhadas.

E por isso, ha 12 annos vereador vendo sempre confirmado e renovado o seu mandato pela quasi unanimidade de seus municipes, que não ha eleitor sincero e honesto patriota, que não tem o seu nome gravado no coração, não foi surpresa para ninguem a sua elevação á presidencia da Camara Municipal, pois necessário se fazia que o generoso povo de Patos, amortisasse a sua divida com o seu denodado defensor e ao mesmo tempo desse ao seu Municipio a grande honra e grande esperança de ver á frente dos seus destinos a inclyta figura do Deputado Adelio Dias Maciel, que depois teria o encargo de represental-o na Camara estadual, o que jà faz e com muito brilho, ha duas legislaturas.

Não se enganou o generoso povo de Patos no seu gesto e nas suas esperanças. Não foram vãos os seus anhelos.

A administração Adelio Maciel remodelou, reformou, corrigiu e innovou.

Formado nos liberaes principios da moderna pedagogia o seu escopo, o seu sonho doirado foi o preparo da infancia. Era a construcção do futuro, pois como se sabe, depois da guerra de 70 se afirmava que quem derrotou os francezes não foram os allemães, mas o mestre-escola.

E firmado no principio de que só na escola se poderá formar uma elite de cidadãos esclarecidos e bons encarou o problema da instrucção como seu ponto de partida, e o Municipio se orgulha de possuir 6 bôas escolas com todos os requisitos das grandes capitaes, dirigidas por professores competentes, onde uma crescida população escolar recebe instrucção perfeita entre das mais extrictas exigencias pedagógicas.

A visão do illustre deputado não se confinou ahi, erá necessario que não só as escolas municipaes tivessem um modelo por onde calcar os seus ensinamentos, mas tambem os institutos particulares desse genero e modelou o grupo escolar com todos os seus serviços, verdadeira perfeição, onde mais de 400 discentes que constituem a sua população, podem ir alem da instrucção primaria e complementar.

Sò essa base em que se assenta o gradual desenvolvimento do interessante municipio seria trabalho digno para glorificar uma administração, mas, vae alem, muito alem, o esforço do dedicado administrador.

A necessidade de rápida comunicação entre os (7) districtos foi tambem problema que o Sr. Adelio Maciel resolveu de um só golpe.

Fez abrir diversas estradas de rodagem, em varias direcções por todo o municipio, e o que é mais, ligou os districtos por communicação telephonica, facilitando, desse modo o commercio e industria nas suas necessidades e transacções.

Pois é bom que saiba, por aludirmos ao commercio e industria, que Patos é dos mais importantes Municipios do Estado de Minas, possuindo fabricas de manteiga, serraria, uzina  assucareira, um commercio dos maiores, alem de uma creação de gado excellente, sobressaindo os cavallos de sangue, os carneiros das raças mais finas e porcos de especies seleccionadas.

Mas não só a obra do futuro empolgou o Dr. Adelio; as urgentes necessidades de embelezar com uma construcção de utilidade geral fel-o metter hombros a relisação de uma ponte de cimento armado, trabalho de vulto extraordinário que está executando a Cia. de construcção Cimento armado. “Esse cometimento é dos maiores e veio trazer aos habitantes do Municipio motivo de justo orgulho e demasiada satisfação pelas vantagens que lhe serão conferidas”.

Entretanto, o seu coração de cidadão extremoso, sentindo os males de seus semelhantes, condoendo-se por todas as desditas, dictou-lhe a obra caridosa da fundação do Hospital Regional, que lá está como um attestado de bondade e de grandeza d’alma.

As gerações de amanhã, quando tiverem de compulsar a obra das administrações de Patos, hão de se curvar reverenciosos ante a administração do grande patriota Dr. Adelio Dias Maciel.

* Fonte: Texto publicado na edição de 16 de agosto de 1925 do Jornal de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Sabedoriauniversal.wordpress.com.

Compartilhe