DEZ NECESSIDADES EM 1955 – HERCÍLIO TRAJANO DA SILVA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Com a intenção de ouvir a opinião pública sobre os seus anseios e aspirações, Mário da Fonseca Filho e Oswaldo Guimarães Amorim, proprietários do jornal Correio de Patos, lançaram a coluna Quais as Dez Coisas Que Patos Mais Necessita? O primeiro entrevistado foi Hercílio Trajano¹, conceituado comerciante da cidade e antigo jornalista. Para ele, naqueles idos de 1955 as dez coisas que Patos mais necessitava era:

1 – Remoção da mendicância das ruas da cidade, dando-lhe o destino merecido.

2 – Cooperação do seu povo (sem distinção de cor política) junto às autoridades competentes, para a manutenção de uma cidade limpa, digna de sua fama e valor.

3 – Um Mercado Municipal², onde as donas de casas possam abastecer suas cozinhas com facilidade e eficiência.

4 – Um fiscal municipal que multe todos os que não cooperarem para a limpeza das ruas.

5 – Um cinema bom e que possa ser frequentado por pessoas de bom gosto e educadas, em que não se ouçam os gracejos de certos garotos e moleques deseducados e metidos a espirituosos.

6 – Esquecer que o município é governado por elementos do PSD ou da UDN. Assim sendo, certamente o Prefeito³ terá que corresponder a tão patriótico gesto.

7 – Cada filho de Patos (incluindo os adotivos) julgar-se no direito e no dever de ajudar as autoridades a manter os jardins da cidade tão bonitos como se acham, não destruindo estes monumentos que tão caro ficam aos cofres da municipalidade.

8 – Seu povo trabalhar individual e coletivamente para o progresso de uma das cidades que mais crescem em Minas Gerais, mas que por certo ganha o 1.º lugar em matéria de sujeira e desasseio.

9 – Melhorar as estradas de rodagem em todas as entradas da cidade; para tal, no entanto, deverá haver cooperação do governo Municipal junto ao DER.

10 – Que um Disco Voador desça, sob a luz do dia, em plena Rua Major Gote, para que os repórteres deste jornal possam obter uma entrevista da sua tripulação, satisfazendo assim a curiosidade de todos nós

* 1: Leia “Hercílio Trajano da Silva”.

* 2: O Mercado Municipal foi inaugurado em 20 de janeiro de 1959. Leia sobre a sua construção em “Mercado Municipal de Patos de Minas: Histórico da Origem”.

* 3: Em janeiro de 1955, Jacques Corrêa da Costa vivia seus últimos dias como Prefeito. No dia 31 assumiu Genésio Garcia Roza.

* Fonte: Edição de 09 de janeiro de 1955 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História do Unipam.

* Foto: Sindiasea.org.br.

Compartilhe