DEZ NECESSIDADES EM 1955 – ARLINDO PORTO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Com a intenção de ouvir a opinião pública sobre os seus anseios e aspirações, Mário da Fonseca Filho e Oswaldo Guimarães Amorim, proprietários do jornal Correio de Patos, lançaram a coluna Quais as Dez Coisas Que Patos Mais Necessita? Para Arlindo Porto, ilustre Presidente do PSD local e elemento de largo prestígio em todo o município, naqueles idos de 1955 as dez coisas que Patos mais necessitava era:

1 – Uma colaboração conjunta dos habitantes da cidade e da Prefeitura Municipal no sentido de que as ruas de nossa cidade permaneçam constantemente limpas. Seria interessante que a prefeitura providenciasse colocar “Cestas especiais para a coleta do Lixo” nas principais ruas.

2 – Continuação do serviço de asfalto nas ruas que dão acesso a Patos de Minas, para que o visitante não seja decepcionado já à entrada da cidade quando aqui se aporta. Se não for possível o serviço do asfalto, que seja estudado um calçamento que solucione o problema.

3 – Repressão à vadiagem que anda imperando de maneira assustadora pelas ruas da cidade.

4 – A solução do cruciante problema da mendicância pela cidade.

5 – Que seja observada fielmente a censura nos cinemas. Que se faça o possível para o afastamento das crianças nas sessões noturnas.

6 – A arborização da cidade. Não se concebe que uma cidade quase que toda asfaltada, como é Patos, não seja arborizada, principalmente com um clima quente como é o nosso.

7 – A instalação de mais poços artesianos para um melhor abastecimento de água para a população. E que se providencie um tratamento especial para a purificação da água fornecida ao público.

8 – Energia elétrica em quantidade para que o nosso parque industrial possa se expandir e acompanhar o progresso vertiginoso da cidade. Diga-se de passagem  que o único setor da cidade que não tem progredido muito ultimamente, é justamente o industrial, devido a falta de energia suficiente para movimentar todos os empreendimentos que aqui deveriam ser instalados¹.

9 – A construção imediata do “Mercado Municipal”, para melhor servir a população².

10 – Um prédio para os “Correios e Telégrafos” que satisfaça plenamente ao grande movimento de correspondência que se apresenta em nossa cidade³.

* 1: A CEMIG chegou em 1961. Até que se completasse o trabalho de ligação e de transmissão e se fizesse a sua rede de distribuição, concluídos em 1963, foi instalado um potente motor diesel. A eletrificação rural, através da ERMIG, chegou em 1964. Desde então, a CEMIG passou a explorar o serviço de distribuição de energia elétrica. Leia a história da energia elétrica em Patos de Minas em “Eletricidade: Da Lamparina à CEMIG – Histórico da Força e Luz”.

* 2: O Mercado Municipal foi inaugurado em 20 de janeiro de 1959. Leia sobre a sua construção em “Mercado Municipal de Patos de Minas: Histórico da Origem”.

* 3: A agência própria dos Correios e Telégrafos em Patos de Minas foi inaugurada em 12 de março de 1967, na Rua José de Santana.

* Fonte: Texto publicado na edição de 23 de janeiro de 1955 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Sindiasea.gov.br.

Compartilhe