URGE A MUDANÇA DA ZONA BOÊMIA

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: CORREIO DE PATOS (1955)

O afastamento da Zona Boêmia do centro da cidade é algo que deve ser encarado com a máxima seriedade pelos poderes Executivo e Legislativo de Patos de Minas.

A população de Patos, quase em peso, clama pela mudança da zona boêmia do centro da cidade. Tentativas isoladas já se fizeram neste sentido. Sabemos que muitos patenses já trabalharam para isto; todavia, cumpre destacar o nome do senhor João Pacheco Filho, que chegou a adquirir várias casas nesse local com o exclusivo fito de transformá-las em residências familiares. No entanto, é preciso que este trabalho seja feito não apenas isoladamente, mas em conjunto; principalmente, sob a direção e ajuda dos poderes municipais de nossa terra. A propósito, podemos informar com a mais absoluta segurança, que o novo Prefeito, Sr. Genésio Garcia, está vivamente empenhado em promover o afastamento da zona boêmia para local mais afastado. Coisa que nos enche de satisfação, pois nós, os que amamos a cidade, só podemos nos alegrar e ver com bons olhos toda a ação que redunde em vantagens para Patos de Minas. De resto, o afastamento da zona boêmia não chega a ser nenhum “bicho de sete cabeças”. Havendo boa vontade e cooperação de todos, isto será feito com relativa facilidade.

BAIRRO DAS CAMÉLIAS

Há vários lugares onde poderia ser construído o “Bairro das Camélias”, mas, os mais indicados são os que ficam à direita ou à esquerda do Cemitério (na rua aberta pelo dinâmico Virmondes Afonso de Castro). Há os que optam pela Baixada da rua José de Santana (proximidades do Café Cristal) e rua da Várzea, rua Patrocínio.

Lugares que afinal de contas, andam já infestados de casas de tolerância. Escolha-se qualquer desses locais. O que é preciso, no entanto, é que a zona boêmia seja afastada, o mais brevemente possível do centro da cidade; pois onde ela está situada é que não deve e nem pode ficar.

VANTAGEM PARA TODOS

A mudança da zona boêmia não ocasionará sofrimentos nem prejuízos a ninguém, nem mesmo às pobres infelizes que a habitam. Pelo contrário, terão até compensação financeira, pois ao ficar estabelecida sua mudança. Todas as casas e terrenos ali localizados, valorizar-se-ão instantaneamente e muito. As residências e as posses passarão a valer possivelmente o dobro. Desta forma as mundanas poderão vender sua propriedades por bom e alto preço, e, por conseguinte, construir casas incomparavelmente melhores que as que habitam atualmente, pois além de gozar de um surpreendente aumento de seus imóveis, os terrenos em que passarão a construir serão baratíssimos. Como se vê, também elas serão grandemente beneficiadas.

Se a mudança da zona boêmia trará vantagens para a cidade, para as famílias, para os seus próprios habitantes, porque então não se afasta afinal? Isto é o que fará o povo de Patos de Minas, tendo à frente o seu ativo e diligente Prefeito Sr. Genésio Garcia Rosa.

* Fonte: Texto publicado na edição de 20 de fevereiro de 1955 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Catracalivre.com.br, meramente ilustrativa.

Compartilhe