DEZ NECESSIDADES EM 1955 – DR. SANDOVAL JOSÉ DA SILVEIRA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Com a intenção de ouvir a opinião pública sobre os seus anseios e aspirações, Mário da Fonseca Filho e Oswaldo Guimarães Amorim, proprietários do jornal Correio de Patos, lançaram a coluna Quais as Dez Coisas Que Patos Mais Necessita? Para Dr. Sandoval José da Silveira, médico conceituado na cidade, naqueles idos de 1955 as dez coisas que Patos mais necessitava era:

1 – No meu modesto e despretensioso modo de ver, as ideias são a origem de todo e qualquer progresso. Assim sendo, Patos precisa de um JORNAL para veicular e se debaterem as ideias dos homens que continuam a construção de sua grandeza. Este jornal, por algum tempo poderá ser semanário mesmo, mas deve continuar melhorando seu aspecto gráfico, o papel e tamanho para bem representar, em qualquer lugar, o povo que o criou. Os jornais que aqui se editam, como este, são calorosamente recebidos pelo povo. Ora, sabendo-se que cerca de quinze deles tiveram efêmera duração, sugerimos ao sr. Prefeito e sers. Vereadores que seja estipulada uma subvenção destinada a auxiliar na impressão de um órgão da imprensa local. As despesas feitas pelos cofres públicos, talvez fossem compensadas pela grande e justa propaganda que o jornal  poderia continuar fazendo do Município, como o fez admiravelmente  na primeira página de seu penúltimo número, este pequeno mas significatica “CORREIO DE PATOS”. O “Correio de Patos” é, no momento, a única folha jornalística deste rico e pujante Município, a qual vem sendo mantida graças ao desprendimento e amor à cultura destes dois brilhantes jornalistas, Oswaldo Guimarães Amorim e Dr. Mário da Fonseca Filho. A eles, pois, e a Patos, o nosso franco e irrestrito apoio.

2 – De um Colégio Estadual, o qual com os Cursos Clássico e Científico, serviria a todo o Oeste e outras zonas de Minas. Neste item, pode ser incluída também uma Escola de Comércio.

3 – Aumentar o potencial hidroelétrico para máximo possível, mesmo com os maiores sacrifícios.

4 – Construção urgente de um prédio próprio para o Centro de Saúde, por meio de acordo da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado.

5 – De Telefone, interurbano, inclusive para os distritos e cidades vizinhas.

6 – Dar combate ao inseto denominado “barbeiro”, por meio de BHC. O “barbeiro” existe aos milhares no meio rural, sendo responsável por grande número de mortes prematuras, por síncope cardíaca.

7 – Realizar uma campanha pela limpeza das ruas; fazer o calçamento conveniente dos passeios; trazer limpas, varrendo-as periodicamente, as ruas mais centrais, pelo menos. Conservar bem cuidadas as chamadas “entradas “ da cidade, já intensamente melhoradas pela atual administração municipal e zelar rigorosamente pela limpeza da caixa d’água.

8 – Criação de um Lactário provisório, mantido por verbas municipais, afim de diminuir a mortalidade infantil por subnutrição e gastroenterite.

9 – Matar os cães vadios, como já se vem fazendo, enterrá-los ou incinera-los e incentivar a vacinação dos demais, afim de evitar-se a hidrofobia ou raiva; retirar do perímetro urbano todos os suínos.

10 – Ampliar a Vila Vicentina, criar novas organizações congêneres, e afastar os mendigos das ruas.

* Fonte: Edição de 20 de março de 1955 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Sindiasea.org.br, meramente ilustrativa.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe