I ENCONTRÃO-CANTAR NA PRAÇA – LANÇAMENTO

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

É preciso salientar que o ENCONTRÃO-CANTAR NA PRAÇA, será um movimento artístico-cultural que mostrará toda a cultura patense, não tendo portanto, nenhum vínculo político (não confundam isto, senhores políticos), sendo realizado única e exclusivamente para despertar as autoridades locais, quanto à necessidade de se ter em Patos de Minas, um local adequado, onde possa ser mostrada e valorizada nossa arte. Sabe-se que temos por aí muita “gente boa” que não reconhece o nível de nosso meio artístico, que não conhece os trabalhos dos grupos CANTO CHÃO, BANDA, JOAQUIM DO FUBÁ, DALLA, ANÍSIO, CLARET, etc. e artesões como Maria da Graça, Marialda, Lucinha, Adão, Edinho e muitos outros que estão aí na luta, por um reconhecimento dos seus valorosos trabalhos. Eles não merecem ser desacreditados, ainda mais por pessoas que nada entendem de cultura ou valores artísticos.

O ENCONTRÃO será o maior movimento artístico-cultural realizado em Patos de Minas, até então, onde várias entidades e vários elementos estão batalhando através de uma comissão denominada PRÓ-CASA DE CULTURA.

O local escolhido para a realização do ENCONTRÃO, foi a Praça Dom Eduardo, que além de ficar no centro da cidade, é um patrimônio histórico de valor inestimável. As ruas adjacentes à praça serão interditadas ao tráfego de automóveis, podendo o público ocupar toda a área.

Visando a não seleção de um público específico – as atividades atingirão a todas as classes e idades, tendo como objetivo principal mostrar a cultura, informando e abrindo espaço.

Partindo da necessidade de divulgar Patos de Minas nas regiões circunvizinhas, buscando os mais diversos públicos, temos mantido chamadas de 60 segundos nas seguintes emissoras: Rádio Clube de Patos, Rádio Princesa de Lagoa Formosa, Rádio Difusora de Patrocínio e Rádio Juriti de Paracatu, além de notas em jornais e revistas de Patos, Belo Horizonte e Brasília.

Serão vendidos plásticos para ser afixados em automóveis, e camisetas que terão o emblema do ENCONTRÃO e poderão ser adquiridas antes e durante a realização do I ENCONTRÃO-CANTAR NA PRAÇA.

A data para a realização será dia 18 de abril – sábado da aleluia, quando a cidade abrigará grande número de visitantes que estarão aproveitando os feriados. Neste dia as atividades terão início com alvorada pelas bandas de Patos, que sairão às ruas dos bairros e se encontrarão na Praça Dom Eduardo. As programações se estenderão por todo o dia com um programa bem diversificado, terminando à noite, com “show” musical e encerramento por conta do Clubinho Carnavalesco do Povo – Trio Elétrico.

Participarão ainda os grupos: Canto Chão, Banda, Joaquim do Fubá, Sarabanda, Liga Tripa, Dalla, Anísio, Claret, Seresteiros de Patos, Gilberto Barão, Zico Campos, Prof. Alino, Orlando e Kátia, além das duplas sertanejas: Osmano e Manito, Os Garimpeiros, Zé Beraba e Tesourinha, Rei dos Catireiros, André e Andrezinho, Zé Tropeiro e Tabui, Neide e Adelino. Ainda teremos a participação dos poetas Altino Caixeta de Castro, Wander Porto, Wilson Pereira, Chico Preto, Salvador Rodrigues, Libano, Clênio Pereira, e ainda, a participação de Folias de Reis representando o folclore da terra.

Vejam bem, não é qualquer cidade do porte de Patos de Minas, que mantém atividades artístico-culturais deste nível.

Pra quem não conhece, vale a pena ir lá e certificar-se. Nós estamos batalhando por uma causa que realmente merece ser estudada com todo o carinho.

PATOS DE MINAS PRECISA DE UMA CASA DE CULTURA!!!

Comissão Pró-Casa de Cultura

Vicente de Paulo Rodrigues

Setor – Divulgação

* Fonte: Edição n.º 21 da revista A Debulha, de 31 de março de 1981, do arquivo de Dácio Pereira da Fonseca.

* Foto: Parte do cartaz informativo do “I Encontrão – Cantar na Praça”, do arquivo de Gilmar Ribeiro de Castro.

 

Compartilhe