SUGERIDA GUARDA NOTURNA EM 1956

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: FERNANDO KITZINGER DANNEMANN (1956)

Um dos fatores que mais contribuem para o elevado número de assaltos que se vem verificando na cidade, é a falta de um policiamento noturno, nos moldes do que é feito em várias cidades do interior mineiro. O destacamento policial efetivo com que conta a Delegacia local – 8 homens – insuficiente para os proprios serviços rotineiros, não poderia, como aliás não pode, manter uma vigilância noturna eficaz, combatendo assim diretamente ao mal que se vem proliferando de maneira assustadora, transformando a cidade em prato predileto de uma legião de assaltantes e ladrões.

Como já dissemos, êsse mal não é privilégio nosso, pois se observa em todo o estado. A situação crítica que atravessa o país, com o custo de vida em crescente ascenção, com a dificuldade cada vez maior de se obter o “pão de cada dia”, faz com que o índice de assaltos e furtos permaneça em escala sempre ascendente. Nas próprias capitais, onde os serviços de policiamento contam com número suficiente de homens, pode-se notar a quantidade cada vez maior de atentados à propriedade particular, comprovando, dêsse modo, que a situação difícil e aflitiva dos dias de hoje traz, como consequência, um número mais alto de “amigos do alheio”.

Ao lado da precariedade de nosso organismo policial, há que se levar em conta, ainda, o pouco caso com que grande maioria da população vem encarando o problema. Portas mal trancadas, janelas frágeis, tudo servindo como convite tentador aos larápios, que andam por aí, madrugadas a dentro, farejando possíveis vítimas. Há necessidade que se compreenda a gravidade da situação, e que o povo, de um modo geral, adote providências urgentes, capazes de colocá-lo a salvo da sanha e do apetite voraz dessa malta de criminosos.

Uma das soluções práticas que se oferece para o problema, é a instalação de uma guarda noturna integrada por homens capazes e honestos. Várias cidades interioranas mantem tal serviço, fruto de uma colaboração estreita entre o comércio e a Prefeitura. Trabalhando no período das 22 às 6 horas da manhã, os vigilantes noturnos não só diminuem o número de assaltos, como também moralizam o sistema policial, já que trazem aos assaltantes a convicção de que existe, de fato, um policiamento capaz de lhes acarretar as penas previstas pela Lei.

Essa é uma das soluções viáveis para o problema, que cresce a cada dia, em face ao pequeno número de policiais com que conta nosso destacamento militar, impotente para fazer frente à onda de furtos.

Aí fica a idéia, para que os interessados possam estudá-la…

* Fonte: Texto publicado na edição de 04 de março de 1956 do jornal Tribuna de Patos, com o título “A Guarda Noturna – É Um Solução Viável para o Problema dos Assaltos”, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Ameseluta.blogspot.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe