DEZ NECESSIDADES EM 1955 – GERALDO FERNANDES FERREIRA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Com a intenção de ouvir a opinião pública sobre os seus anseios e aspirações, Mário da Fonseca Filho e Oswaldo Guimarães Amorim, proprietários do jornal Correio de Patos, lançaram a coluna Quais as Dez Coisas Que Patos Mais Necessita? Para Geraldo Fernandes Ferreira, figura largamente conhecida e estimada em todo o município e alto comerciante desta praça, naqueles idos de 1955 as dez coisas que Patos mais necessitava era:

1 – Fiscalização dos cinemas para que as crianças não assistam filmes condenados pela censura, já que os pais inconscientemente o permitem.

2 – Fiscalização das casas de jogos para que os menores não as frequentem.

3 – Fiscalização rigorosa para que seja proibida crianças pedirem esmolas.

4 – Apoio de todos à Vila dos Meninos. Cada criança que recebe a Vila é um provável criminoso de menos que teria a sociedade no futuro.

5 – Melhor aparelhagem de nosso Hospital Regional para que os doentes possam ser atendidos com maior presteza e serem melhor medicados.

6 – Cooperação de todos para que as nossas ruas conservem-se limpas e fiquem isentas das críticas dos visitantes que ignoram não ser a Prefeitura responsável por tão deplorável estado.

7 – Conservação das ruas de entrada de nossa cidade, por quem de direito, para que os visitantes não tenham a péssima impressão que apresentam os buracos cheios d’água que, além de tudo, causam grandes prejuízos aos proprietários de veículos e transeuntes.

8 – Limpeza e melhoramentos na cadeia local para que a revolta dos infelizes que vão ali não piore mais ainda os seus estados mentais.

9 – Criação de um mercado de emergência, até que se possa construir um definitivo, para beneficiar as donas de casa e os produtores¹.

10 – Reabertura do curral para os animais apanhados nas vias públicas, com pesadas multas para os seus proprietários, pois não se pode compreender como a Prefeitura dispenda tanto dinheiro para o embelezamento de nossa cidade e os nossos jardins fiquem servindo de pasto.

* Fonte: Edição de 16 de janeiro de 1955 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

* 1: O Mercado Municipal foi inaugurado em 20 de janeiro de 1959. Leia sobre a sua construção no texto “Mercado Municipal de Patos de Minas: Histórico da Origem”.

* Foto: Sindiasea.org.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe