IMPRESSIONANTE E DOLOROSO DESASTRE DE AUTOMÓVEL EM 1945

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Na noite de 21 de julho, regressando de Belo Horizonte, o automovel de propriedade do sr. Alberto Araujo Franco, e por ele mesmo dirigido, inesperadamente, ao atravessar a ponte do Riacho S. João, rodou pelo precipicio abaixo.

O local do sinistro fica entre a cidade do Pará de Minas e o distrito de S. Gonçalo do Pará, lugar este que mandou medico com os primeiros socorros aos passageiros.

Viajavam no automóvel pessoas da maior representação de nossa sociedade, de vez que conduzia os senhores dr. Adelio Dias Maciel, Cel. Osorio Dias Maciel e o sr. Sebastião Marques de Amorim, fazendeiro, e capitalista aqui residente.

Do horrível desastre tivemos que lamentar a morte prematura do sr. Sebastião Marques de Amorim, pessoa que vinha gozando do maior conceito social em nosso meio.

Dele saiu com maiores ferimentos o Cel. Osorio Dias Maciel e com ferimentos mais leves o dr. Adelio Maciel e o sr. Alberto Franco, e completamente ileso o chauffer João Batista de Castro, que tambem se encontrava no carro entre os senhores Osorio Maciel e Sebastião Marques de Amorim.

Segundo informações obtidas, à hora da malograda passagem na ponte de S. João, vinha o carro correndo normalmente e os passageiros trocando ideias alegres, quando inexplicavelmente o auto se precipitou pela ribanceira.

A queda foi grande e o choque violento, penetrando a agua do rio pelo carro adentro. Imediatamente, os snrs. Alberto Araujo Franco e João Batista cuidaram de tirar do precipicio os passageiros, providenciando os primeiros socorros.

Ao serem retirados, parecia ser o mais ofendido o Cel. Osorio Maciel, quando umas três horas depois falecia, já sob cuidados médicos, o sr. Sebastião Marques de Amorim.

O medico assistente atestou que a morte foi ocasionada por uma sincope cardiaca consequente, o que parece certo, porque a vitima emitiu ideias conexas durante três horas, após o triste acontecimento.

Reclamados socorros de Belo Horizonte, de lá seguiram imediatamente os drs. Paulo Brandão e Alysson Abreu, acompanhados de enfermeiras.

Chegando ao local, já se encontrava infelizmente morto o sr. Sebastião Marques de Amorim, tendo o dr. Alysson Abreu levado o Cel. Osorio Maciel para internar-se no “Instituto Radium”, e o dr. Paulo Brandão acompanhado o cadaver até esta cidade.

Logo que a noticia dolorosa ecoou pela cidade, causou a maior consternação, acorrendo todo o povo para a casa da familia enlutada e demonstrando apreensão pelo estado dos feridos.

“Folha de Patos” procurou prestar toda a assistencia e solidariedade que lhe era possível e lamentou profundamente o lutuoso acontecimento.

* Fonte: Edição de 29 de julho de 1945 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Jornalmontesclaros.com.

Compartilhe