3.ª CÂMARA MUNICIPAL – 07/01/1873 A 08/10/1878

Postado por e arquivado em CÂMARAS, PODER LEGISLATIVO.

Novas eleições se realizaram em 7 de setembro de 1872. As do distrito do Areado foram feitas em Tiros e apuradas em Dores do Indaiá, enquanto as de Santana de Patos foram apuradas em Patrocínio.

A 3.ª Câmara foi empossada em 7 de janeiro de 1873, sendo o detentor do maior número de votos Antônio Dias Maciel, irmão de Jerônimo Dias Maciel, empossado como presidente da Câmara e chefe do Executivo. Houve uma renovação quase que total. Dos sete anteriores, unicamente José Soares Rodrigues continuou:

Antônio Dias Maciel, Antônio Teodoro de Mendonça, Eliziário José Joaquim de Andrade, Francisco de Paula Negreiros de Marcelo Júnior, José Alves Pereira, João Antunes Campos e José Soares Rodrigues.

O Procurador Bernardino Antônio Borges exonerou-se do cargo de Procurador em 08 de janeiro de 1876 e no dia 12 é nomeado Cornélio José dos Santos. O secretário Antônio Augusto Tormim, que havia ocupado o lugar de Jerônimo Dias Maciel, que se demitira para assumir o cargo de Coletor em 15 de novembro, pede demissão em 25 de julho e entra Manoel Francisco dos Santos.

* Fonte: Uma História de Exercício da Democracia – 140 anos do Legislativo Patense, de José Eduardo de Oliveira, Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva.

* Foto: Antônio Dias Maciel, do arquivo de Newton Ferreira da Silva Maciel.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in