DEZ NECESSIDADES EM 1955 – VICENTE PEREIRA GUIMARÃES

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Com a intenção de ouvir a opinião pública sobre os seus anseios e aspirações, Mário da Fonseca Filho e Oswaldo Guimarães Amorim, proprietários do jornal Correio de Patos, lançaram a coluna Quais as Dez Coisas Que Patos Mais Necessita? Respondeu Vicente Pereira Guimarães, fazendeiro e dinâmico homem de negócios. Foi Prefeito entre 1947 a 1950¹. Para ele, naqueles idos de 1955 as dez coisas que Patos mais necessitava era:

1 – Escolas, Colégios, Instrução. O nível de educação do povo do município não acompanhou o enorme desenvolvimento econômico financeiro, provocado principalmente pelo clima e fertilidade sem par de nossas terras. É necessário um esforço persistente dos poderes públicos em colaboração com o povo para que o cruciante problema da alfabetização seja enfrentado e por fim resolvido. Esta é, a meu ver, a maior necessidade do município.

2 – O meio milhar de quilômetros de estradas estaduais e municipais, são deficientes para atender ao transporte do que produzimos, exportamos e importamos. O município com 4.121 quilômetros quadrados de terras de primeiríssima qualidade carece de mais estradas. A Agricultura cresce, se avoluma, e produz milhões de cruzeiros de economia para o município. Não há agricultura sem transporte. Não há transporte sem estradas. Não há município rico e independente sem vias de comunicação.

3 – Devido principalmente a falta de escolas e de um interesse sério dos postos de saúde, o nosso homem do campo, (o mais útil de todos pelo seu trabalho produtivo) vê a sua saúde se esvair, carcomido que é pela insidiosa verminose e alimentação deficiente de vitaminas e proteínas. O roceiro precisa urgentemente de ajuda. Dele depende o homem da cidade. Dele depende a riqueza do município.

4 – Se tivéssemos a cidade ligada por telefone a todas as zonas distritais, haveria enorme economia na solução de inúmeros casos e negócios e muitas vidas preciosas poderiam ser salvas pelo socorro médico dado a tempo. O telefone com extensão para os distritos viria ajudar a dar um avançado passo na evolução do progresso do município. O custo do empreendimento seria compensado pelo benefício que iria prestar.

5 – A solução do problema de água da cidade é relativamente fácil. Os poços perfurados com aproveitamento completo dos seus 1.076.000 litros por cada 24 horas, com auxílio das captações das quedas naturais do Cruzeiro e Mata, são perfeitamente suficientes para abastecer uma população de 25.000 habitantes. Entretanto, é necessário que no futuro se perfure um poço para fornecimento independente da praça de esportes e mais dois localizados na zona freática do bairro do Brasil a quem irão servir com rede também independente. O custo destes poços é pequeno, de vez que dispensam as bombas de elevação. Executado este serviço e instalando-se hidrômetros, o problema de água da cidade estará resolvido por muitos anos.

6 – A cidade será grandemente beneficiada com a nova usina elétrica de 1.000 cavalos. O grande desenvolvimento porque passa a cidade exige mais força. Não temos indústria pois está só existe onde há potencial elétrico².

7 – O problema da mendicância só será resolvido em Patos de Minas se houver uma colaboração estreita entre os poderes municipais, postos de saúde, diretores de casas de saúde e diretor do Hospital Regional. Noventa por cento dos mendigos de Patos vieram de outras zonas (municípios vizinhos) em busca de tratamento nestes estabelecimentos de saúde, e não podendo por falta de recursos, regressar às suas terras, aqui se deixaram ficar. Qual a solução?

8 – A construção do mercado municipal³ ou melhor a construção de dois mercados, localizando-se um no bairro do Brasil.

9 – Arborização.

10 – Limpeza da cidade.

* 1: Leia o texto “Vicente Pereira Guimarães”.

* 2: A CEMIG achegou em 1961. Até que se completasse o trabalho de ligação e de transmissão e se fizesse a sua rede de distribuição, concluídos em 1963, foi instalado um potente motor diesel. A eletrificação rural, através da ERMIG, chegou em 1964. Desde então, a Cemig passou a explorar o serviço de distribuição de energia elétrica. Leia a história da energia elétrica em Patos de Minas no texto “Eletricidade: Da Lamparina à CEMIG – Histórico da Força e Luz”.

* 3: O Mercado Municipal foi inaugurado em 20 de janeiro de 1959. Leia sobre a sua construção no texto “Mercado Municipal de Patos de Minas: Histórico da Origem”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 30 de janeiro de 1955 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Sindiasea.org.br

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