ATHENEU DA CIDADE DE PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A2Na primeira década do século 20 funcionavam na cidade as escolas primárias regidas pelos professores Modesto de Melo Ribeiro, Felipe Rodrigues Correia e D. Isabel Alves Moreira Sobrinha (a Dona Belinha – sua escola para meninas funcionava na esquina da Av. Getúlio Vargas e Rua Olegário Maciel, onde era a Livraria Católica). Funcionava também a escola primária particular regida pelo casal de professores Major Carlos da Costa Soares e sua esposa Maria Carolina Andrade Soares. Esta escola ministrava instrução em grau pouco acima do primário. Nela havia um curso de piano para moças e se sediava no fundo da Praça Dom Eduardo.

Em 1906 um grupo ilustre de representantes da elite patense resolveu instituir um estabelecimento destinado ao ensino de matérias do curso ginasial. O jornal O Trabalho, de 27 de maio, noticiou a reunião para a oficialização da escola:

No dia 23 deste reuniram-se na casa de residencia do illustrado pharmaceutico dr. Agenor Dias Maciel, a convite do dr. Euphrasio José Rodrigues, os srs. drs. Marcolino Ferreira de Barros, Euphrasio José Rodrigues, Agenor Dias Maciel, Antonio Nogueira de Almeida Coelho e Paulo Romero. O dr. Euphrasio Rodrigues tomou a palavra e disse que havia promovido aquella reunião afim de se fundar um externato de instrucção secundaria.

Tendo sido unanemimente apoiada a sua proposta, propoz ainda que se descriminassem as materias a se leccionar, e se distribuíssem as cadeiras pelos lentes presentes, bem como determinasse o dia de começar a funcionar, bem como o horario.

Resolveu-se então que se installasse solemnemente o externato, que se denominou “Atheneu da Cidade de Patos”, no dia 3 de junho vindouro, e que se começassem as aulas no dia 4 do mesmo mez.

Foi mais deliberado a distribuição de materias e horario seguintes:

Portuguez e literatura nacional, dr. Agenor Maciel, de 12 a 1 da tarde, as 2.ªs, 4.ªs e 6.ªs feiras.

Francez, Paulo Romero, de 1 às 2, às 2.ªs, 4.ªs e 6.ªs feiras.

Latim, dr. Sabino Lustosa, de 2 às 3, 2.ªs, 4.ªs e 6.ªs.

Chorographia e H. do Brazil, dr. Marcolino de Barros, de 1 às 2, às 3.ªs, 5.ªs e sabbados.

Geographia e Hist. Geral, dr. Almeida Coelho, de 1 às 2, às 3.ªs, 5.ªs e sabbados.

Mathematicas, dr. Euphrasio Rodrigues, de 2 às 3, às 3.ªs, 5.ªs e sabbados.

Foi mais nomeada uma comissão dos srs. drs. Euphrasio Rodrigues, Marcolino de Barros e Almeida Coelho para elaborarem os Estatutos do Atheneu.

Para o fim de approvação dos Estatutos, foi designada uma reunião para hoje, 27 do corrente.

Na sua edição de 10 de junho, o jornal O Trabalho noticiou a instalação da escola:

No dia 3 deste realizou-se a installação do Atheneu da Cidade de Patos.

Às 12 horas do referido dia, em casa de residencia do dr. Euphrasio José Rodrigues, ali presentes os principaes representantes da elite de nossa sociedade, grande numero de senhoras, crescido numero de pessoas, e os lentes fundadores do Atheneu, drs. Sabino de Almeida Lustosa, Euphrasio José Rodrigues, Agenor Dias Maciel, Marcolino Ferreira de Barros, Antonio Nogueira de Almeida Coelho e o professor Paulo Romero, foi acclamado Presidente o dr. Sabino Lustosa, que convidou para secretario o dr. Agenor Maciel.

O sr. Presidente deu então a palavra ao dr. Marcolino de Barros para expor os fins da reunião.

Este tomou a palavra, e, em breves termos e brilhantes phrases, disse ser fito daquella reunião installar-se o Atheneu da Cidade de Patos, collegio destinado a diffundir a instrucção secundaria por todos os que frequentassem as suas aulas.

Depois da breve oração daquelle nosso distincto collega, o sr. Presidente declarou installado o Atheneu da Cidade de Patos, sendo suas palavras cobertas pelos applausos e o som do hymno nacional, brilhantemente executado pela corporação musical “Fraternidade”.

Em seguida o dr. Almeida pediu a palavra pela ordem, e justificou a ausencia dos Srs. Capm. Modesto de Mello Ribeiro, que pedia excusas, e da corporação musical “Santa Cecília” dizendo ser intuito da mesma comparecer para abrilhantar o acto, e que o não faz por ter compromisso de a essa mesma hora tocar em diversos actos dos festejos de S. Sebastião, que nesse dia se realizavam.

O sr. Presidente tambem apresenta excusas do não comparecimento do sr. Major Olympio Borges, por incommodos em pessoa de sua familia.

Apresentaram ainda excusas de não comparecimento os srs. Revm.º Pe. Getulio Alves de Mello e Deiró Eunapio Borges.

Em seguida o sr. Presidente mandou que se lavrasse uma acta da installação, que foi lida e assignada, não só por todos os membros da Congregação como tambem por todos os presentes.

Em seguida o sr. Presidente deu a palavra ao dr. Euphrasio Rodrigues, para, em nome do corpo docente agradecer o comparecimento de todas as pessoas que se dignaram acceitar o convite da Congregação.

Este, em palavras repassadas de viva eloquencia, tornou bem patente a gratidão do corpo docente, agradecendo o comparecimento das pessoas que alli se achavam e que se fizeram representar, bem como o comparecimento da corporação musical “Fraternidade” que, com o seu vasto repertorio de bôas e escolhidas peças, muito abrilhantou o acto.

Depois o sr. Presidente encerrou a sessão agradecendo a honra que lhe deram, aclamando o Presidente da reunião.

No dia 4 começaram a funccionar as aulas, que até hoje se têm mantido com toda a regularidade.

O Atheneu já tem seis alumnos matriculados.

Apesar da nobre tentativa de instalação de uma escola de ensino ginasial, o Atheneu da Cidade de Patos teve vida efêmera, porém brilhante. Faltaram-lhe recursos materiais e alunos.

* Fontes: Jornal O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam; Patos de Minas: Capital do Milho, de Oliveira Mello.

* Foto: Nic-nagoya.or.jp, meramente ilustrativa.

Compartilhe