1.º HIPÓDROMO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Devido a iniciativa de nossos amigos dr. Marcolino de Barros e Pe. Manoel de Macedo, foi fundado aqui um hypodromo, o qual virá concorrer, não só para offerecer mais uma diversão ao público, como tambem para a melhoria de nossa raça cavalar.

E, si atentarmos que os hypodromos são os logares onde se provam a valentia e se offerecem incentivo aos creadores para melhorarem as raças, por meio dos premios e dos preços que alcançam os animaes corredores nessas provas em publico, julgamos prestará muitos e bons serviços a nossa zona essa nova creação.

De facto, como conseguiu a Arabia possuir os animaes mais velozes do mundo?

Estabelecendo a selecção, só conservando os cavallos mais velozes, cuidando de sua reproducção, e deixando à margem os que nas provas a que os submettiam não conseguiam bater os outros em velocidade.

Está ainda incipiente a fundação do hypodromo; mas, o que não padece duvida, é que elle já é uma conquista feita, e que de ora avante só teremos que melhoral-o.

Já se realizaram duas corridas, sendo que na 1.ª effectuada correram 3 pareos e na ultima 4 pareos.

Concorrendo o hypodromo para os melhoramentos locaes apontados, fazemos votos pela sua estabilidade e apresentamos os nossos parabens aos iniciadores de tão util melhoramento.

* Fonte: Texto publicado na edição de 15 de agosto de 1906 do jornal O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: es.hellokids.com, meramente ilustrativa.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe