INAUGURADO O CENTRO CLÍNICO UNIVERSITÁRIO DO UNIPAM

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

centro clínicoEm 17/10/2013, quinta-feira, aconteceu a solenidade de inauguração do Centro Clínico Universitário, que contou com a presença de várias autoridades de Patos de Minas e região, dentre elas o governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia.

O Centro Clínico Universitário tem como objetivo primordial atender aos alunos dos cursos da área da saúde do UNIPAM, principalmente aos alunos do curso de Medicina.

Para viabilizar o funcionamento do Centro Clínico Universitário, a Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), entidade mantenedora do UNIPAM, celebrou um convênio com a Prefeitura de Patos de Minas para a concessão mútua de espaços.

Através desse convênio ficou acordado que a FEPAM concederá à Prefeitura de Patos de Minas espaço no Centro Clínico Universitário para o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento – Atendimento de Urgência, Apoio Terapêutico, Centro de Especialidades Odontológico e SAMU, e em contrapartida o município disponibilizará serviços e instalações em toda a Rede Municipal de Atenção à Saúde, necessárias à realização de estágios dos alunos matriculados no UNIPAM, em especial aos alunos do curso de Medicina, nos termos dos respectivos projetos pedagógicos e programas de ensino.  Os estágios poderão ocorrer em todas as unidades da Rede Municipal de Atenção à Saúde, nos moldes dos programas anuais de atividades a serem elaborados e aprovados pelas partes. A construção teve início em 2008 e foram investidos mais de R$ 10 milhões, oriundos de recursos próprios da FEPAM.

Em seu pronunciamento o governador do Estado disse estar contente em poder inaugurar uma obra de tamanha importância para a cidade e região: “Se fizermos uma pesquisa hoje e indagarmos qual a politica pública mais demandada das pessoas, disparado será a saúde. Então todo o investimento nessa área é bem vindo. Certamente estamos inaugurando uma grande obra que vai permitir não só o ensino da Medicina, mas também o atendimento as pessoas que necessitarem”, disse Anastasia.

No decorrer da cerimônia, o presidente da FEPAM, Waldemar Rocha Filho, lembrou que foi com muito esforço que a FEPAM realizou mais uma obra que servirá não só na formação de seus alunos, como também irá atender grande parcela da comunidade patense e da região: “Há 45 anos a FEPAM vem cumprindo seu papel, formando cidadãos e contribuindo para uma sociedade melhor”. Ele lembrou ainda da lisura da instituição. “Foram mais de cinco anos de muito trabalho na construção desse prédio. Cerca de 70 licitações foram realizadas para compra de todo tipo de material, mostrando assim, a transparência e honestidade dessa entidade”, afirmou.

O Reitor do Centro Universitário de Patos de Minas, Milton Roberto Teixeira, também falou da importância do empreendimento para os alunos e também para a comunidade: “Colocamos aqui dentro o que há de mais moderno em termos de infraestrutura e equipamentos. Estamos entregando hoje para a Prefeitura de Patos de Minas, bem como para toda a comunidade, uma das obras mais importantes desse município e temos certeza que a administração pública irá gerir muito bem essa clínica, que é um presente da FEPAM para a comunidade patense e regional”, concluiu Milton Roberto.

O prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, ressaltou a importância que uma obra dessa magnitude tem para a cidade: “A população patense tem muito que agradecer a FEPAM e ao UNIPAM, que entregam hoje para o município um local apropriado para funcionar várias unidades de saúde. Local esse que dificilmente será encontrado em grandes centros, e Patos de Minas tem a satisfação em receber esse empreendimento”, afirmou. Ele disse ainda em seu pronunciamento que em breve todo o complexo estará em pleno funcionamento com a Clínica de Especialidades, o Centro Odontológico e o SAMU. E em breve implantando também o PAI, que é o Pronto Atendimento Infantil.

Ao término da solenidade, as autoridades presentes e os convidados conheceram as instalações da Centro Clínico Universitário, que desde já é considerado um marco na saúde de Patos de Minas.

* Texto: Guilherme Borges, aluno do 2.º período do curso de Jornalismo do Unipam.

* Foto: Arquivo do Unipam.

Compartilhe