PHARMACIA AGENOR

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

A2TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1906)

Visitamos hontem a pharmacia de nosso amigo e illustrado collaborador Dr. Agenor Dias Maciel, situada a rua 7 de março e que acaba de receber um grande sortimento de drogas e utensilios de pharmacia.

Ao percorrermos as varias dependencias da mesma, não sabemos o que mais admirar, si o escrupuloso aceio alli observado ou si as observações de todas as regras hygienicas e tambem de conservação dos medicamentos.

Consta a referida pharmacia de uma loja externa com todos os armarios completamente sortidos de varios produtos chimicos e preparados, não susceptiveis de deterioração. É uma loja espaçosa e convenientemente ventilada.

Tem uma sobreloja, onde se armazenam ainda grande quantidade de medicamentos e onde se acha estabelecido o bem montado laboratorio da pharmacia. É esta sobreloja uma grande e espaçosa sala, clara e arejada, onde, sobre uma grande mesa, se erguem varios degráos de uma pyramide triangular onde se acham os medicamentos de mais uso nas manipulações diarias.

Ao lado dessa, sobreloja, se acham outras mesas de irreprehensivel asseio, onde se manipulam os receituarios vindos à pharmacia.

Do lado está o escriptorio, independente, onde se vêm uma estante cheia de livros.

Aos fundos tem ainda outro compartimento adaptado a diversos fins.

No laboratorio tivemos ainda a accasião de observar e admirar diversos balões e retortas, deslocadores e diversos aparelhos para chimica, e especialmente para analyse de urinas, além de muitos utensilios e balanças de precisão.

Quanto ao laboratorio pharmaceutico notamos grande abundancia de material, q’permittirá  trabalhar no laboratorio, e ao mesmo tempo, 4 e mais farmacêuticos.

É, pois, um estabelecimento de 1.ª ordem e que muito honra a nossa cidade e prova a alta competencia de seu illustrado diretor proprietario.

* Fonte: Texto publicado na edição de 10 de junho de 1906 do jornal O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Purfa.com, meramente ilustrativa, meramente ilustrativa.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe