COROAÇÃO DA 1.ª RAINHA DO MILHO

Postado por e arquivado em FESTA DO MILHO.

Na primeira edição da Festa do Milho, em 1959, três candidatas concorreram ao título de Rainha do Milho, cada uma representando um segmento: Helena Alves da Silva era Candidata da Associação Comercial e das casas de comércio; Nivea Santos de Oliveira, da Associação Rural e Cooperativa e Maria Marta Caixeta Borges, dos produtores rurais e Associações Esportivas. Das três candidatas, a eleita por votos vendidos foi Helena Alves da Silva. A renda foi revertida para a construção do Seminário Pio XII. Por ser a primeira festa, o prefeito Sebastião Alves do Nascimento ficou com a incumbência de coroar a Rainha.

Para coroar as festividades, o baile e eleição da 1ª Rainha da Festa do Milho aconteceram nas dependências da CASEMG – Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 367, e que foi gentilmente cedida por Aduvaldo Ramos. Hoje, no local, está a Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda. (COOPATOS).

Nos grandes bailes, reunia-se a sociedade patense, ocasião em que era divulgado o resultado da eleição da Rainha do Milho. O espaço físico ficava ocupado por mesas e cadeiras cedidas pela Escola Normal Oficial e pelo Grupo Escolar Marcolino de Barros.

* Fonte e foto: Do livro “A Festa do Milho Através dos Tempos”, de Marialda Coury. Presentes: a Rainha Helena, ao centro, e as princesas Nivea e Maria Marta.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in