DOIS CASOS DE PLEURISIA EM 1908

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A3Auxiliado pelo illustre collega, dr. Euphrasio Rodrigues, o abalisado clinico, dr. Laudelino Gomes, recentemente residente entre nós, praticou uma operação de empyema¹ na pessôa de D. Milena Souto, filha do pranteado Professor Valeriano R. Souto, verificando-se in totum² o diagnostico, previamente feito por este medico, que em um tempo, relativamente curto, tem dado provas do seu alto valor como medico de reputada e justa nomeada, por onde tem passado esse distincto facultativo, deixando atraz de si um nome justamente honroso e, sobremodo, pela sua grande philantropia.

Chamado para ver aquella Senhorita, fez o seu diagnostico de pleuriz³ com grande derrame, molestia ainda desconhecida entre nós, de modo que, fazendo a operação da thoracentese, retiraram os dous illustrados profissionaes um litro de puz com o apparelho respirador de Disulafoy.

A situação da doente melhorou sensivelmente, não obstando, porem, que intervenham novamente, fazendo uma operação de alta cirurgia, como seja a operação de Eitlander, que consiste na resecção de uma ou mais costellas e drainagem do fóco, foi o que ouvimos de S.S. Fazemos votos pelo exito da intervenção e desejamos prompto restabelecimento a D. Milena4.

O Dr. Laudelino teve occasião de enquadrar no numero de suas observações clinicas mais um caso desse mal, tendo feito identico diagnostico de empyema ou pleuriz purulenta, na esposa do nosso amigo, Sr. Manoel Caetano, residente nas Posses, onde fora examinada, tendo, no entretanto melhorado a situação da enferma, correndo em seu auxilio a propria natureza, rompendo-se o fóco para o pulmão direito, onde se processava o mal, vomitando a paciente quantidade superior a um litro de puz, sendo lisongeiro o seu estado actual. Desejamos-lhe imediata convalescença e felicitamos ao nosso distincto amigo, Dr. Laudelino Gomes pela prova robusta que cae dando do seu grande valor como medico, digno emuto dos grandes luzeiros da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro os quaes souberam laurear merecidamente a esse intelligente filho da Capital Goyana.

* 1: Empiema: Coleção de pus dentro de uma cavidade natural; deve ser diferenciada de abcesso, que é uma coleção de pus numa cavidade recém formada.

* 2: Locução adverbial (latim) que significa em geral, no todo, totalmente.

* 3: Pleuris: Inflamação da pleura; pleurisia, pleurite. O pleuris é devido, na maioria das vezes, a uma infecção tuberculosa ou a uma infecção por germes piógenos. Manifesta-se por aparecimento de grande quantidade de líquido que pressiona o pulmão e dificulta a respiração. Os sintomas do pleuris são: dificuldade respiratória, tosse, e outros sinais de infecção, como febre etc. A punção permite examinar o líquido, introduzir antibióticos e eventualmente esvaziar a pleura em caso de derrame muito abundante. O prognóstico de todas as formas (tuberculosa ou não) de pleuris beneficiou-se enormemente com o uso dos antibióticos.

* 4: Essa foi a segunda vez que Milena Souto apresentou o mesmo problema. Leia “Um Caso de Pleurisia em 1907”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 15 de agosto de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: En.wikipedia.org, meramente ilustrativa.

Compartilhe