CURA DA OPILAÇÃO, A – 1908

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

A ancilostomose é uma helmintíase (verminose) que pode ser causada tanto pelo Ancylostoma duodenale como pelo Necatur americanus. Ambos são vermes de pequenas dimensões, medindo entre 1 e 1,5 cm. É conhecida popularmente como “amarelão”, “doença do jeca-tatu”, “mal-da-terra”, “anemia-dos-mineiros”, “opilação”, “canguari” e outros.

Opinião do Dr. Lindolpho F. Lage, de Rio Novo-MG, emitida em 1903: Eu, abaixo assinado, doutor em Medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, attesto que tenho empregado com excellente resultado, em minha clinica, o Dochmicida de Motta Junior, cuja acção curativa contra a opilação é certa, segura e rápida, repellindo os vermes especiaes a essa molestia, e determinando prompto e completo restabelecimento.

Não há notícia oficial sobre em que ano o Dochmicida de Motta Junior chegou a Patos, mas a partir de 1908 o jornal O Trabalho veiculou anúncios do produto, como neste exemplo. E quem sabe fez o mesmo sucesso apresentado em várias cidades e zonas rurais do país de acordo com publicações em outros veículos de comunicação. O interessante do anúncio do produto veiculado no jornal patense é a falta de informação sobre o responsável na cidade pelo mesmo. A não ser que o interessado tivesse por obrigação adquiri-lo nos “depósitos” indicados.

CURA DA OPILAÇÃO

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 15 de março de 1908 do jornal O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe