ANÍSIO DIAS E NOVOS TALENTOS MUSICAIS NUM SHOW EM 1981

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

top 50Para crescimento da arte e do nosso povo, tivemos dia 11/07 no Teatro Telhado, um show musical onde vários artistas patenses puderam mais uma vez mostrar aquilo que vêm desenvolvendo através da arte.

Anísio se apresentou juntamente com seu irmão Aluísio; ambos tendo o violão como a expressão mais viva de seus sentimentos. Anísio possui uma sensibilidade desconhecida por muitos, e assim, consegue penetrar profundamente nos corações que se abrem para ouvi-lo.

Fazendo a abertura do show tivemos a apresentação de Ricardo (patense radicado em Pará de Minas) e Fernando (de Brasília), violão e flauta.

Intercalando as composições musicais, Helder (Prekexé), declamou alguns de seus poemas, dando uma nova dinâmica ao show. Todos os poemas muito bem elaborados e coerentes com os temas das músicas.

Uma nova intérprete surge para a música patense e justamente neste show, – Goretti Rassi – ela encerrou a 2.ª parte com a música Sonho Folclórico de autoria de Aluísio Dias Gonçalves e Clarete, uma música de difícil interpretação onde Goretti se sobressaiu pelo equilíbrio e harmonia de voz.

Como intérpretes de outras músicas tivemos também a apresentação das irmãs Raquel e Beth Fonseca que já despontaram “em outros festivais” mas que sempre renovam e dão vida à qualquer apresentação.

Mas, um dos pontos altos do show foi o “improviso” executado ao violão pelo Assis. Realmente, ficamos admirados com a agilidade e precisão dos acordes. Anísio também improvisava junto ao Assis, mas, ficava sempre segurando a melodia para não criar desarmonia naquela composição tão inspirada.

Algumas músicas tiveram acompanhamento ao piano e os arranjos foram executados por Isa Mendonça, Blanche e Betania. Outros foram acompanhados por flauta, onde mais uma vez, Ronan desempenhou uma interpretação maravilhosa.

Apesar do número um tanto reduzido, do público, não podemos omitir o grau de qualidade do mesmo. Tudo estava no seu devido lugar, tudo muito bem organizado e muito bem apresentado. As músicas, muito bem escolhidas e as interpretações muito bem interpretadas.

Anísio vem se aperfeiçoando a cada dia mais, e esta vontade de estar sempre melhor é que dá vida à sua arte. Foi convidado para se apresentar em Brasília, no salão da Funarte, e isto nos deixa a nós patenses, muito orgulhosos.

A coordenação ficou a cargo do próprio Anísio, com a colaboração do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal, cumprindo mais uma etapa do calendário artístico elaborado nos fins de 1980.

* Fonte: Texto de Mônica Barbosa, com o título “Anísio Dias e Grupo, um show que descobriu novos talentos”, publicado no n.º 28 da revista A Debulha de 17 de julho de 1981, do arquivo de Dácio Pereira da Fonseca.

* Foto: Otenso.wordpress.com.

Compartilhe