RECONSTRUÇÃO DA PONTE NO RIO PARANAÍBA EM SANTANA DE PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

PONTEOs Srs. Manoel José do Nascimento e Marinho Rodrigues Dias, moradores em Sant’Anna de Patos, resolveram tomar a iniciativa da reconstrucção da ponte no Rio Paranahyba, distante um quarto de legoa, na estrada que communica aquelle arraial com o de Lagôa Formosa, cidades do Carmo e do Patrocinio, visto não poderem os moradores dessas zonas esperar que o governo do Estado se resolvesse, quando pudesse, cuidar desse serviço inadiavel.

O Rio Paranahyba não dá passagem e, como se tornava impossível todo o transito por aquella Estrada, unica que põe o citado arraial com os pontos de estrada de ferro, portanto caminho de tropas, carros, etc., tomaram a si o encargo de, com o auxilio do povo, reconstruir a ponte, levada por uma grande enchente em fevereiro deste anno. Chegando a estação chuvosa, na presente quadra, estariam de mãos atadas si a custo de sacrificios não levasse a effeito esse grande melhoramento que corre por conta do Estado.

Ficou a reconstrucção em 1:500$000 e sabendo que tem de vir até esta cidade um engenheiro em serviço do Estado, pedimos para que o governo mande até aquelle arraial, verificar o serviço que julgamos bem acabado e reembolçar os dignos moços que ficaram em alcance por não se ter cotisado até esta data a importancia despendida, sinão reembolçal-os de toda a quantia gasta, para, retirada a differença ser o resto empregado em beneficio local, que necessita de melhoramentos que torne o logar melhor, destinando essa verba para auxilio a canalisação da agua potavel para o arraial, edificado no dorso de uma serra, donde é distante a agua potavel, conduzida com difficuldades e Deus sabe com que sacrificios.

Esperamos que o Exmº. Sr. Dr. João Pinheiro ao ler estas linhas saiba comprehender o grande serviço prestado pelos habitantes de Sant’Anna e por um pratico o que lembramos a S. Excia.

* Fonte: Texto publicado na edição de 30 de novembro de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Tvcentrooeste.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe