1.º TRANSPLANTE DE CÓRNEA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

CORNEAO Hospital São Lucas realizou na terça-feira, 13 de junho [1993], seu primeiro transplante de córnea. A cirurgia foi feita pela equipe do Instituto de Olhos do Alto Paranaíba na paciente Laudelina Maria Conceição, de 79 anos, graças à doação efetuada pela família de um rapaz de Presidente Olegário.

Dona Laudelina começou a perder a visão há 17 anos. Desde então teve diversas úlceras na córnea, causadas por herpes. Nos últimos meses, ela já não conseguia enxergar com o olho esquerdo. O doador da córnea tinha 37 anos de idade e faleceu devido a um acidente vascular cerebral.

O transplante foi realizado pelo oftalmologista José Nildo e Silva Filho. A operação, feita com a utilização de um microscópio capaz de aumentar em 16 vezes o campo visual, durou pouco mais de uma hora. Antes, foram realizados exames para certificar de que o doador não possuía Aids ou Hepatite, uma exigência da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Para realizar o transplante, a equipe do Instituto de Olhos utilizou anestesia local. Segundo a própria paciente, a cirurgia é feita sem nenhuma dor. Depois de colocada a córnea no globo ocular, foi feita a sutura com fio especial de nylon, cinco vezes mais fino que um fio de cabelo.

Após a cirurgia, o oftalmologista José Nildo disse que tudo correu normalmente. Segundo ele, há mais de 30 pacientes em Patos de Minas esperando pelo transplante de córnea. O médico observou que não basta a pessoa ter o desprendimento de fazer uma ficha no Banco de Olhos. “É necessário sobretudo que a família do doador se conscientize da importância desse gesto”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 17 de julho de 1993 do jornal Folha Patense, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam..

* Foto: Tudoemumclick.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe