PHOTOGRAPHIA “GURANY” – 1905

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

Os proprietários da firma Photographia “Gurany” vieram de Carmo do Paranaíba para ofertar o seu negócio em terras patenses e não perderam tempo para se utilizar das páginas do jornal O Trabalho para veicular um anúncio. Montaram seu estúdio na residência do proprietário do jornal, Dr. Almeida Coelho, localizada no Largo da Matriz, hoje Praça Dom Eduardo. Talvez fossem parentes, amigos ou simplesmente o Dr. Almeida alugou um cômodo disponível. Pelo visto, tinham uma aparelhagem de boa técnica para a época, pois está escrito: “Poderão tirar retratos a qualquer hora nos dias nublados”.

Natural da antiga Sant’Anna do Morro do Chapéu de Catauá, hoje Conselheiro Lafaiete, o Dr. Antônio Nogueira de Almeida Coelho chegou a Patos de Minas em 1903, para exercer o cargo de Promotor de Justiça da Comarca, cargo que exerceu até 1909. Em 1905 associou-se a Fortunato Pinto da Cunha (vindo de Tiros) para lançar O Trabalho, o primeiro editado na cidade.

Apesar do anúncio não citar os nomes dos fotógrafos, ele tem uma particularidade interessante. O Trabalho era totalmente redigido “a bico de pena” por Fortunato e posteriormente “mimeografado”. Ao escrever o nome da firma, quem sabe tenha havido um erro de Fortunato que, ao invés de escrever GUARANY, escreveu GURANY.

PHOTOGRAPHIA GURANY

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 21 de novembro de 1905 do jornal O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe