MARCAÇÃO TERRITORIAL DOS GATOS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

GATOSComo os cães, os gatos usam suas fezes e urinas para demarcar território. Mas diferentemente daqueles são bastante meticulosos nos seus hábitos de higiene e raramente marcam território dentro de casa. Quando isso acontece, o proprietário costuma ficar aborrecido e se sente inseguro acerca do que fazer para evitar este comportamento. É muito importante, então, tentar descobrir as razões que os levam a urinar pela casa. Na maioria das vezes o comportamento ocorre porque o animal está estressado (talvez um gato agressivo esteja rondeando seu ambiente, ou um cachorro e até mesmo a chegada de um bebê na casa) ou inadaptado ao ambiente que o rodeia. Se houver a companhia de outros gatos, é certo que se trata de um “recado” para que se mantenham afastados, além de se sentir rodeado pelo próprio odor, que lhe é familiar e aconchegante. Isso lhe acalma o receio.

Muitos Médicos Veterinários gostam de usar o termo inglês spraying, que significa pulverização ou respingo, para se referir a este tipo de comportamento. Deve-se ao fato do gato não adotar a típica posição de agachamento dos membros posteriores. Geralmente, com a parte traseira virada para o objeto, ele levanta a cauda na vertical, normalmente abanando a ponta, e liberta apenas algumas gotas de urina, em jato e para trás. Consultores comportamentais americanos e ingleses reportam que 50% das queixas recebidas de proprietários de gatos estão relacionadas com esta demarcação de território indesejada. Infelizmente, muitos gatos são abandonados ou sacrificados quando começam a apresentar esse tipo de comportamento.

Portanto, o gato que está em pé e borrifa urina para trás, em superfícies verticais e com a cauda erguida e vibrando, encontra-se na mais clássica posição de demarcação territorial. Essa postura difere bastante daquela adotada para simplesmente se aliviar. Outras diferenças típicas da demarcação são a menor quantidade de urina eliminada com os borrifos e o fato da urina geralmente não ser enterrada, por se tratar de uma forma de comunicação.

Acontece, porém, que em algumas ocasiões um gato habituado a viver dentro de casa pode causar problemas, não através da demarcação de território, mas porque decide usar outro local da casa para urinar, em vez de ir à “casa de banho”. Isto normalmente significa que não lhe agrada muito utilizar a caixa de areia. Afinal, eles são muito peculiares quanto à escolha do local onde fazem as necessidades e escolhem normalmente um local limpo e sossegado. Se a caixa de areia estiver suja, se estiver muito próxima da área de alimentação ou do local onde dorme, ou num local desprotegido, eles podem recusar-se a usá-la. Neste caso, basta manter o ambiente limpo e afastado do local de alimentação e de dormida.

Quando a demarcação territorial indesejada acomete o gato, o melhor a fazer é leva-lo ao Médico Veterinário, para que ele possa descartar outros diagnósticos como diabetes, doenças renais, problemas de bexiga e outros mais que induzem o animal a urinar no local errado e na hora errada.

É altamente recomendado castrar, especialmente os gatos machos, para se obter controle sobre a demarcação com urina, tanto preventivamente quanto para “curá-la”, se já se tornou problema. Pesquisas demonstram que cerca de 90% dos gatos machos param de demarcar apenas alguns meses após a castração. Mesmo que o gato continue a demarcar, a castração aumenta as chances de bom resultado no uso de técnicas comportamentais e medicamentosas para solucionar o problema, já que a redução dos hormônios sexuais costuma diminuir a predisposição para a demarcação.

O tratamento adequado deve, no entanto, ser prescrito pelo Médico Veterinário, principalmente medicamentos. Ralhar com ele, ou até mesmo esfregar o seu nariz na urina ou nas fezes não vai, infelizmente, evitar que ele o faça de novo, pois geralmente o problema, como já dito, é provocado por algum tipo de estresse e o castigo vai agravar ainda mais a situação.

Quanto à limpeza dos locais demarcados, utilize um neutralizador de odores biológico. Os desinfetantes habituais não são de muita utilidade, uma vez que a maior parte contém amônia (um constituinte natural da urina dos gatos) o que vai fazer o animal desconfiar que outro gato marcou o local, encorajando assim de novo o mesmo comportamento. Existe ainda a possibilidade de uso do feromônio sintético Feliway, disponível em alguns comércios do ramo. A taxa de sucesso, segundo um experimento inglês, é de cerca de 80%. Esse feromônio pode ser colocado nos locais onde o gato borrifa urina. Há também a opção de aplicá-lo no ambiente, por meio de difusores nas tomadas da casa. Na presença desse “cheiro”, os gatos tendem a ficar mais relaxados e a demarcar menos. Em todo caso, quando o gato apresentar o indesejado comportamento de demarcar território, o melhor a fazer é consultar o Médico Veterinário.

* Fontes: Caocidadão.com e Clinicaveterinaria.pt.

* Foto: Tudogato.com.

Compartilhe