UNIPAM COMEMORA A FORMAÇÃO DA PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE MEDICINA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Muitas lágrimas, sorrisos e emoção, estes foram os sentimentos vividos pelos formandos da primeira turma do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) durante a aula da saudade, que aconteceu na noite de terça-feira (26). E isso foi só o começo, de uma semana inteira dedicada especialmente aos alunos, em comemoração ao término de seis anos de estudo.

A primeira turma do curso de Medicina teve início em 2008 com cerca de 60 estudantes. Durante esse período, os futuros médicos passaram por um longo processo de aprendizado e de treinamento. É que desde o segundo período do curso eles tiveram a oportunidade de entrar em ação ao fazerem estágios na área básica da Medicina, nos postos de saúde de Patos de Minas.

Nos dois últimos anos foi oferecido o internato, que é o fechamento do ciclo de formação básica na escola de Medicina. Nesta etapa, o aluno precisa se dedicar ao máximo, para desenvolver o raciocínio necessário para o diagnóstico do paciente e também as habilidades que a profissão exige.

O UNIPAM, sempre preocupado com a formação do aluno, disponibilizou para os futuros médicos, atividades práticas em diversos ciclos: Atenção à Saúde do Adulto, Abordagem Clínica (Clínica Médica), Atenção à Saúde do Adulto, Abordagem Cirúrgica (Clinica Cirúrgica), Atenção à Saúde da Criança (Pediatria), Atenção à Saúde da Mulher (Ginecologia e Obstetrícia), Urgência e Emergência, Saúde da Família e Comunidade, Internato Rural e Internato Eletivo. “Assim como o UNIPAM não mede esforços para os outros cursos, também não mediu para que tudo isso acontecesse no curso de Medicina, além disso, contamos com o apoio da Associação Médica, dos médicos da cidade, que aceitaram bem os cursos, e de todas as pessoas que se envolveram”, relata o Reitor Milton Teixeira.

Para que a realização das aulas práticas fosse possível, parcerias e convênios foram firmados, entre eles: Prefeitura Municipal de Patos de Minas, onde está incluída toda a rede de atenção à saúde do município (Unidades Básicas de Saúde, SAMU, UPA, Clínica de Especialidades, CAPS, etc.); Rede FHEMIG, composta por vários hospitais, entre eles o Hospital Regional Antônio Dias, Hospital João XXIII, Hospital Maria Amélia Lins; Hospital Sírio Libanês; Santa Casa de Ribeirão Preto; Municípios da macrorregião noroeste: Presidente Olegário, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Lagamar, Lagoa Grande, São Gotardo. E vários outros em andamento.

Para o aluno Luís Paulo Ramos, a prática foi de extrema importância: “A gente fica muito feliz em falar que foi muito bom mesmo, o que foi realizado no Hospital Regional Antônio Dias. É o que a gente sempre fala, a parte teórica da Medicina é essencial, mas um componente prático no final do curso sendo bem realizado é muito importante para uma boa formação”.

Para a coordenadora do Internato, a professora Elisangela Aparecida Galdino Menezes as aulas práticas representam a concretização de todo o estudo durante o curso.: “O internato é um estágio em imersão na prática e graças a Deus nós conseguimos colocar estes alunos em vários campos. Eles conseguiram atuar integralmente, uma carga horária boa, desenvolver atividades nas principais áreas da Medicina e a gente vê o resultado até através do reconhecimento da sociedade”.

A coordenadora do curso, a professora Maura Regina Guimarães ressalta que os alunos estão bem preparados para o mercado de trabalho, para atenderem a comunidade e tentarem desafogar o setor da saúde em Patos de Minas e região. Ela deixa um recado para os futuros médicos: “Responsabilidade em primeiro lugar, médico tem que ser um profissional extremamente responsável. Ter respeito pelos pacientes, se atualizarem sempre e se dedicarem ao máximo que puderem à suas vidas e às vidas dos pacientes”.

A SOLENIDADE

Uma programação festiva durante a toda a semana irá marcar a vida daqueles que em breve, serão os futuros médicos de Patos de Minas: dia 27 de novembro acontece o Culto na Igreja Presbiteriana de Patos de Minas, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 582, às 19 horas; dia 28 de novembro, Missa na Catedral de Santo Antônio, localizada na Avenida Getúlio Vargas, Praça Dom Eduardo. O evento acontece às 19 horas; dia 29 de novembro será realizada no UNIPAM a colação de grau da primeira turma, às 19 horas, no ginásio, Rua Major Gote, 808, dia 30, sábado, o fechamento das festividades com o baile de formatura, que acontece na AABB.

OS FORMANDOS

Cinquenta e sete (57) alunos integram essa turma que ainda vai fazer a diferença na saúde de muitas pessoas. São eles:

Alanna Simão Gomes, Aline Azevedo Soares Oliveira, Aline Figueredo de Oliveira, Almir Filipe Veloso Coelho Alves, Álvaro Augusta Sousa Mota, Ana Cecília Cardoso de Sousa, Ana Cristina Carvalho Zanquetta, Ana Lúcia Martins Fasciani, Anna Karla Londe, Camila Vieira, Carlos Daniel Caixeta, Cecília Almeida Siqueira, Coralina Borges Taveira, Débora Luiza da Silva, Edson Lima Novaes, Eduardo Oliveira Carneiro, Fádya Mariano Damach, Fernanda Regina Alves Andrade, Francisco José da Mota Moreira, Gabriel Borges Teixeira, Iane Rocha de Sant’Ana, Isabela  Cristina Januário Silva, Ivanoé Pereira Dutra da Mota, Jérsica Caires Vasconcelos, Juliana Barbosa Soares, Juliana Sales Mendonça, Kathiucia Danielle Yamashita, Laura Camila Galvani, Leonardo Vilarinho Prudêncio Boscatti, Lucas Pimenta Mota, Luis Paulo Ramos Mateus, Lumena Gonçalves Machado, Marcella de Souza Melo, Marcelo Borges de Paula, Marcos Leandro Pereira, Mariana Figueiredo Caixeta, Marilane Cunha Nunes, Marília Armondes Milhomem, Matheus Teixeira Domingos Silva, Meire de Deus Vieira Santos, Mirelle Ferreira Silva, Monara Fernandes Paula Braga, Patrícia Amorim Gonçalves, Pedro Henrique Machado Castro, Pedro Paulo Pereira Caixeta, Priscila Castro Gonçalves Viana, Rafaell Coimbra Matos, Raquel Pereira Ribeiro, Renan Guimarães Assunção Campos, Renatha Rozze de Ávila Silva, Ruth Augusta Ferreira Castro, Samira Trajano de Menezes, Sheila Mara Gonçalves Marra, Talita Fernanda de Oliveira, Tatiana Maciel,Thais Cristina Gonçalves Teixeira, William Santos Zeme.

TURMA MEDICINA 1

TURMA MEDICINA 2* Fonte: Texto de Pollyana Silva, aluna do 8.º Período de Jornalismo e Estagiária de Comunicação do Unipam (28/11/2013).

* Fotos: Arquivo da Unipam.

Compartilhe