NOVA PRAÇA ANTÔNIO DIAS, A

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Foi reinaugurada sábado, dia 29 de junho [1996], a nova Praça Antônio Dias, uma das obras importantes da administração Jarbas Cambraia. Os serviços de reurbanização daquele logradouro público, que consumiram quase seis meses de trabalho e exigiram investimentos de R$ 100 mil, foram executados pela Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal, obedecendo ao projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento local, chefiada por Marcelo Ferreira Rodrigues.

A Praça Antônio Dias é uma das mais antigas da cidade e seu nome já constava da primeira demarcação feita pela Câmara Municipal, em 03 de novembro de 1874. Homenagem a Antônio Dias Maciel, natural de Bom Despacho e que aqui chegou em 1857, tendo sido grande fazendeiro, presidente da Câmara Municipal, juiz de direito, pai do grande homem público que foi Olegário Maciel, Barão de Araguari e falecido em 1.º de julho de 1910.

A nova Praça Antônio Dias, parte integrante de uma das proposições do Plano Diretor da cidade em que é proposta a humanização e recuperação da sua região central, foi reconstruída dentro das técnicas mais modernas de urbanização e atendendo às crescentes necessidades de fluidez na circulação de veículos, bicicletas e pedestres, dificuldade maior com que se defronta a administração pública para completa solução dos problemas relacionados com nosso sistema viário. Além de disciplinar a circulação de veículos, a nova praça contará com abrigo para passageiros de ônibus em estrutura metálica e cobertura translúcida de fibra de vidro; jardins com gramados, forrações, arbustos e palmeiras; iluminação em vapor de sódio; bancos, floreiras e lixeiras em concreto e telefone público; estacionamento para veículos (zona azul), bicicletas e motos; ponto de ônibus e taxi; passeios revestidos em pedra portuguesa e pistas para circulação de veículos e bicicletas com pintura de faixas e travessias de pedestres.

Com área total de 6.000 m², a praça reconstruída vem de encontro às exigências de criação de espaços destinados al lazer e recreação da população daquela área, colaborando de maneira acentuada para o embelezamento da cidade, não só pelo seu valor como projeto paisagístico e arquitetônico, mas também pela oportunidade de homenagem ao grande artista Vicente Nepomuceno, que valoriza ainda mais a obra entregue oficialmente aos patenses com o monumento “As 3 Graças”, que encima o chafariz da praça.

PRAÇA ANTONIO DIAS* Fonte: Texto publicado na edição n.º 5 do jornal O Tablóide de 01 de julho de 1996, do arquivo de Fernando Kitzinger Dannemann.

* Fotos (02/12/2013): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe