JOÃO GUALBERTO DE AMORIM JÚNIOR (ZICO AMORIM)

Postado por e arquivado em PESSOAS.

ZICOJoão Gualberto de Amorim Júnior (Zico Amorim), é natural de Patos de Minas, nascido no dia 1.º de julho de 1890, filho de João Gualberto de Amorim e Olímpia Caixeta de Melo Amorim. Formado em Farmácia pela Faculdade de Ouro Preto (MG) no ano de 1912, foi um dos primeiros farmacêuticos a exercer a profissão na cidade, tendo instalado na Rua Major Gote, onde hoje se acha estabelecida a Padaria Pão Nosso [1996], a Pharmácia São José, cujo nome permanece sendo usado até hoje por seus sucessores, com a mesma grafia antiga.

Casado com Maria da Conceição Borges de Amorim (D. Mariquinha), e pai de onze filhos, Zico Amorim teve participação ativa e significante na história patense, já que entre várias outras coisas, foi ele e seus filhos Olavo Gualberto de Amorim e Rui Borges de Amorim, seu sobrinho Modesto de Melo Ribeiro e o amigo Bernardino Corrêa Júnior, o Nhonhô Corrêa, que fundaram em 29 de novembro de 1941, a Rádio Clube de Patos, cujo prefixo, na época, era ZYB-4. João Gualberto de Amorim Júnior foi também um dos fundadores da Sociedade Recreativa Patense, tendo sido eleito seu primeiro presidente.

Gerente da Caixa Econômica Estadual, farmacêutico responsável pela farmácia do Hospital Regional, político influente e atuante como presidente do diretório do Partido Republicano (PR) em Patos de Minas, Zico Amorim trazia em sua alma e coração um manancial de idéias valiosas que visavam o progresso de sua terra natal, agrupadas na publicação “Aspirações do Povo de Patos de Minas”, editada em 1946, e muitas delas transformadas em realidade nos anos que se seguiram¹.

Falecido em 10 de dezembro de 1971, aos 81 anos, Zico Amorim permanece vivo até hoje na lembrança dos que sempre o tiveram como um dos mais dignos filhos da terra patense.

* 1: Leia “Zico Amorim e Suas Aspirações Nos Idos de 1945”.

* Fonte: Edição n.º 7 do jornal O Tablóide de 01 de agosto de 1996, do arquivo de Fernando Kitzinger Dannemann.

* Foto: Arquivo da Sociedade Recreativa Patense.

Compartilhe