REFORMAS DA FENAMILHO EM 1982

Postado por e arquivado em FESTA DO MILHO.

FENAMILHOPara aqueles que já conhecem a nossa tradicional Festa do Milho, não seria novidade alguma conhecer o programa mesmo sem tê-lo visto, pois muda-se apenas o horário e às vezes o local das realizações.

Mas, este ano, houve algumas alterações consideráveis no programa, pelos quais queremos cumprimentar a nova Presidência do Sindicato Rural na pessoa do Dr. José Ribeiro. Nessas alterações queríamos ressaltar a inclusão de:

1 – Exposição Histórica, que por certo dará uma visão bem “ampla, geral e irrestrita” da nossa Patos de Minas na antiguidade.

2 – Torneio Regional de Xadrez, pois temos bons jogadores e ainda assim o Clube de Xadrez de Patos está precisando de mais divulgação, já que a direção e organização do clube são impecáveis e contam com vários adeptos.

3 – Teatro, há muito não se via no programa da Festa, e afinal de contas nem só de caipiras vive a nossa cidade.

4 – Pagodão, dando ao povão a oportunidade de participar ainda mais. Será que vão cobrar ingresso???

5 – ENCONTRÃO, ou eu entendi mal, ou estão querendo que aconteça no Parque de Exposição o mesmo que aconteceu na Praça Dom Eduardo? Seria muita pretensão, vocês não acham? O Próprio ENCONTRÃO já é bem dizer mais famoso do que a Festa do Milho, ou estou sonhando alto? O que acontece é que durante o ENCONTRÃO conseguiu se fazer coisa bem melhor do que três festas do milho juntas.

O ano passado lutamos com unhas e dentes para conseguir que o Sindicato desse a chance de nossos artistas se apresentarem no Parque, mas para isso seria necessário que eles (Sindicato) pagassem a cada um uma quantia estipulada, para cobrir os gastos das despesas que teriam os apresentadores. Aceitaram, mas a quantia estipulada foi dividida, subtraída e a má vontade foi tanta que resolveram que NINGUÉM se apresentaria¹.

Este ano não sei como a coisa se passou, pois não estive presente em nenhuma reunião, mas, se vão apresentar, MELHOR PARA NÓS. Agora, daí a dar nome a isso de ENCONTRÃO seria uma lástima envolver duas coisas totalmente opostas e mais ainda. NÃO COMBINAM. É tipo você falar que votaremos no próximo presidente. Que que é isso siô?!

Agora, quanto aos artistas contratados para virem este ano é de entortar o cano. Só quero ver se depois de verem o pessoal de Patos de Minas se apresentar no palanque do Parque de Exposição, eles terão a audácia de PENSAR que o patense não entende de música. Não sei não, mas parece que é isso, a única justificativa viável para se ter entre nós, Sidney Magal, Odair José e Jorginho do Império (se bem que este último ainda se salva um pouco). E como sempre terminamos quando falamos sobre a festa:

Que no ano que vem pensem melhor neste assunto, pois ao escolher os artistas lembrem-se: não somos peritos mas conhecemos um pouco da matéria. E não digo só por mim mas por quase todos aqueles que estão metendo o pau!!!

* 1: Leia “Comissão Pró-Casa de Cultura x Fenamilho: Não Houve Acordo”.

* Fonte: Texto de “Vicente” publicado na coluna Sem Fronteiras da edição n.º 46 da revista A Debulha de 30 de abril de 1982, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Cartaz oficial da Festa do Milho de 1982, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

Compartilhe