V FESTIVAL RECORD DE MÚSICA SERTANEJA

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

FESTIVALCom a presença de José Russo, esse grande apresentador sertanejo que o Brasil todo conhece, através dos 200000 wats de potência da RÁDIO RECORD de São Paulo e o eficiente comando do Dr. Paulo Machado de Carvalho Neto, realizou-se em Patos de Minas, dia 15 de maio, a 10.ª Eliminatória do V FESTIVAL RECORD DA MÚSICA SERTANEJA.

Desejamos agradecer à Rádio Record de São Paulo e à Rádio Princesa de Lagoa Formosa, pelo convite honroso para participarmos do júri que escolheu duas entre as 14 canções apresentadas naquela noite, para participarem da Grande Final em São Paulo, no dia 26 de junho próximo, representando a Região do Alto Paranaíba.

Prezado leitor, se você esteve lá tenho certeza que há de convir comigo: foi o maior público que já se concentrou no Ginásio Poliesportivo do PTC e a mais eufórica participação de uma platéia, em recinto fechado, que já presenciamos em Patos. A Região estava representada por duplas ou trios. O índice daquele festival de música sertaneja ou caipira foi excelente e temos convicção plena que se pudéssemos escolher, pelo menos quatro canções, isto teria acontecido com tranquilidade.

Temos que ressaltar aqui o extraordinário trabalho desenvolvido pela EQUIPE PRINCESA na co-promoção daquele evento cultural. Naquela noite externamos aos dirigentes e funcionários da Princesa nossos cumprimentos pela perfeição do trabalho desenvolvido. Também dissemos pessoalmente do Dr. Paulo Machado de Carvalho Neto e a outros integrantes da Rádio Record que o V FESTIVAL RECORD DE MÚSICA SERTANEJA foi o espetáculo mais bem coordenado que Patos de Minas e Região já tiveram o privilégio de assistir.

Duas foram as canções classificadas: Canção do Garimpeiro, letra e música de Francisco Melgaço de Faria (Chiquito), interpretada pela dupla CHIQUITO E RUBÃO. Francisco Melgaço – Chiquito é natural de Dores do Indaiá, mas reside em Patos há mais de 30 anos. Funcionário de companhia de economia mista, aposentado por tempo de serviço, dedica-se hoje exclusivamente à sua viola e ao convívio familiar. É de família de garimpeiros, ofício que aprendeu desde criança, quando acompanhava seu pai neste duro trabalho e já virava um pouco de cascalho, com os olhos de criança curiosa, iniciando assim sua vida de esperanças de um dia encontrar um diamante que valesse uma verdadeira fortuna. CHIQUITO é casado com D. Honorina Lopes de Faria e pai de seis filhos. Entre eles está o seu parceiro Rubens de Faria, o RUBÃO, quarto filho de CHIQUITO. RUBÃO é recém casado com D. Maria do Carmo Gomes Caixeta. É funcionário da Carteira Agrícola do Banco do Brasil e locutor da FM da Rádio Clube de Patos. Da Canção do Garimpeiro, destacamos este verso, que exprime a originalidade da letra: “Foi por isso que escrevi/Essa minha singela canção/Em defesa desse sertanejo/Herói garimpeiro do nosso sertão”.

Viola de Jacarandá, letra de Manito e música de Osmano e Manito, interpretada pela dupla OSMANO e MANITO. Olivar Noronha Manito é natural de Carmo do Paranaíba, apesar de residir em Patos há 20 anos. Manito é advogado e Diretor Administrativo da Rádio Princesa, além de ter uma grande vivência da vida de radialista. Casado com D. Eteldra Abadia Carneiro Noronha, com quem tem três filhos. Osvando de Noronha Osmano, também nasceu em Carmo do Paranaíba e mudou-se para Patos na década de 60. É irmão de Manito e fazem dupla há vinte anos, tendo 11 elepês gravados. OSMANO é apresentador sertanejo do programa Brasil Sertanejo, na Rádio Princesa e também trabalha com o seu carro de praça. Osmano é casado com D. Maria Olimpia de Lima Noronha e tem dois filhos. Para quem já conhecia a Viola de Pinho, vencedora de outros festivais, esta canção agora só veio confirmar tudo aquilo que dissemos, ou que comprovamos, do trabalho da dupla. (Veja entrevista na Revista “A DEBULHA” n.º 20)¹. Mesmo assim destacamos alguns versos desta canção maravilhosa: “Entre acordes e surdinas, jacarandá me consola.///Minha viola é o escudo/que me protege de tudo/paixão, saudade e amargura./// Mesmo não tendo instrução/Eu faço minha canção./Meu diploma é a viola.///

Vamos aguardar o dia 26 de junho e torcer pela vitória de nossas duplas: CHIQUITO E RUBÃO e OSMANO E MANITO.

João Marcos Pacheco

* 1: Leia “Osmano e Manito / Entrevista – 1982.

* Fonte: Texto publicado na edição n.º 48 da revista A Debulha de 31 de maio de 1982, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam:

* Foto: Fabioalexandre.blog.br.

Compartilhe