CACOS DE VIDRO NAS RUAS

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

CACOSTEXTO: CIVUCA COSTA (2014)

Há dias que eu estava querendo abordar e comentar esse assunto. Haja cacos de vidro no chão das ruas de Patos de Minas. De onde vem tudo isso? De onde está vindo esse tipo de lixo que o povo joga no meio das vias públicas. Meu Deus! Haja cacos! Uma cacaria danada em plena vida pública. Basta observar e fixar os olhos que a gente depara com os vidrinhos espalhados pela cidade.

Muita gente sonsa não percebe e passa por cima de tudo que está no chão sem notar os detalhes. Aliás, tem gente pacata, o tão do pacato cidadão, que joga lixo no chão, que passa por cima até de ouro e não vê. Por isso acontece isso de montão e muita gente não vê o tanto de caco de vidro no chão.

O povo não vê ou faz de conta que não viu. Não vê, mas ajuda a sujar as ruas com todo tipo de coisa. Inclusive vidros e cacos de vidros.

Mas de onde vem tudo isso? Toda rua tem caco de vidro no chão. É pedaço de copo, garrafa, pára-brisa e todo tipo de vidro no meio das ruas. Até parece que andam perambulando pela noite adentro jogando e quebrando vidro pra todo lado. Basta a gente perceber e observar com detalhe. De onde vem tanto caco de vidro no chão.

De repente o Município vai ter que implantar uma Usina de Reciclagem de Vidro só para recolher os caquinhos de vidro no chão. Um absurdo o que muita gente faz. Sai quebrando copo e garrafa e o escambau a quatro. E, jogando tudo para os lados. Sujando tudo por aí como se fosse natural. Como se fosse comum a cantilena “Se esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhantes”. E não com vidros e mais vidros.

Pois, caquinhos que cortam não são para pavimentar pistas e ruas. Uma coisa louca os vidros espalhados por aí. E parece que a cada dia aumentam mais. Uma quebradeira danada de copos e garrafas em plena avenida. Uma loucura!

Na semana do encontro de médicos e médicas (as belas médicas) que aconteceu em Patos de Minas, então, foi um Deus nos Acuda! Dias após a farra, o tanto de pedacinho de vidro no meio das ruas era fora de série. Dava pra ajuntar em um caminhão lotado.

Tem gente que acha que para comemorar tem que quebrar tudo. Quebrar copo e fazer sujeira de lixo de cacos, os tais caquinhos de vidro no chão. Aí, é só prejuízo. É pneu de bicicleta furado e pé de chinelo com o calcanhar machucado. Os tais caquinhos do velho mundo, de nossa nova cidade, com as velhas manias de pessoas que ainda jogam lixo no chão. Inclusive vidros e cacos de vidro.

Os tais caquinhos que incomodam muita gente. Coisas da cidade… Basta notar… Quem quebrou? Agora, quem vai colar os tais caquinhos… E parar com essa mania boba de se divertir. Se isso for diversão? Então, vamos quebrar tudo! Refazer o mundo com espelhos espalhados pelas ruas cobertas de vidros quebrados. Quem sabe assim melhorar a nossa imagem pelo avesso da nossa cidade.

Os cacos de vidro continuam no meio da rua. Quem jogou? Quem quebrou? A cada noite uma orgia. As vidraças estão quebradas. As janelas fechadas para não ver tanta loucura.

* Fonte: Texto de Civuca Costa publicado na coluna Crônica de Repórter com o título “Tais Caquinhos”, da edição de 1.º de fevereiro de 2014 do jornal Folha Patense.

* Foto: Blogdojaguar.com.

Compartilhe