LATIR

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Qualquer cão sensato considera-se membro de uma matilha e a casa é a parte mais importante no território de sua matilha. Apesar do papel de líder da matilha ser sempre dos humanos, todos os membros da matilha são igualmente responsáveis em avisar os outros quando o território está prestes a ser invadido. E o melhor modo de avisar, imediatamente, todos de uma só vez é latir.

Há milhares de anos os humanos têm interferido na procriação canina, transformando o lobo, comparativamente mais calmo, no barulhento cão. Como a audição canina é cerca de quatro vezes mais acurada do que a do homem, os cães são bons guardas. Mas, depois de escolher e enfatizar o latido intencionalmente, os humanos decidiram que essa é uma característica canina que eles particularmente não querem.

Algumas raças latem mais que as outras. Falando de um modo geral, cães pequenos, principalmente os terriers, latem muito, enquanto cães grandes, especialmente os de caça, são muito silenciosos. A cirurgia nas cordas vocais é uma operação na qual se faz buracos na corda vocal do cão. Exceto no Japão, onde latir é considerado o mais horrendo dos crimes dos cães, poucos veterinários hoje em dia mostram-se dispostos a realizar tal operação. Em vez disso, os veterinários sugerem que se encontre a razão pela qual o cão sente necessidade de latir, para então treiná-lo novamente. Quando este recurso se mostra impossível, pode-se tentar um curioso método de inibição do latido desenvolvido na França, que consiste no uso de uma coleira especial contendo um frasco de citronela. Quando o cão late, um microship na coleira é ativado e o aroma de limão da citronela envolve o cão. Esse aroma age como uma distração momentânea. Após um breve período de tempo, muitos cães não latirão mais quando estiverem usando sua coleira odorífera.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Minilua.com.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in