IGREJA DE AREADO SERÁ RESTAURADA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

IGREJA DORESOBRAS DE RESTAURAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES DO AREADO SERÃO REINICIADAS

Após aprovação de projetos nas leis de incentivo municipal (Fundo Municipal de Cultura – Fumpac), estadual (Fundo Estadual de Cultura – FEC) e Federal (Lei Rauanet) pela Associação dos Amigos da Igreja de Areado, em parceria com a Diretoria de Memória e Patrimônio (Dimep) da Prefeitura Municipal, as obras de restauração da Igreja Matriz de Na Sa das Dores de Areado, edificada em meados do século XIX, serão reiniciadas.

Uma empresa de Belo Horizonte com vasto currículo em restauração de obras de artes sacras, Atelier de Restauro, representada pela restauradora Carla de Castro Silva, foi contratada pela Associação dos Amigos da Igreja para fazer prospecções das pinturas artísticas dos altares e elaboração do projeto executivo para início da obra. A empresa foi indicada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG).

O trabalho foi realizado no último fim de semana, entre os dias 23 e 26 de janeiro, de quinta-feira a domingo. A restauradora Carla de Castro ficou surpresa com as descobertas. Durante os serviços de prospecções foram encontradas entre 4 e 6 camadas de tintas (pinturas) diferentes sobre os altares! Achados interessantes foram identificados, como por exemplo, desenhos de imagens (provavelmente uma santa) pintados na madeira dos altares, sobrepostos pelas várias camadas de tintas colocadas ao longo do tempo.

De acordo com Carla, as prospecções apontam um caminho a seguir durante os trabalhos de restauração e muitas outras descobertas poderão ser feitas. A previsão é de que o trabalho de restauração dos elementos artísticos e integrados, ou seja, dos altares, arco e móveis de época, dure aproximadamente 1 ano, sendo executado por uma equipe de 7 a 10 pessoas.

É certo que as cores atuais da Igreja irão mudar. O azul e branco das paredes e o bege (dourado) dos altares vão dar lugar às pinturas originais do século XIX que serão restauradas. A empresa tem prazo de 60 dias, a contar do fim das prospecções, para apresentação do projeto executivo, que vai nortear toda a intervenção posterior. Com os recursos já captados e ainda os que estão por vir, a expectativa é de que até o fim de 2014 a igreja esteja totalmente restaurada.

* Fonte: Texto de Geenes Valentim (Historiador da Dimep) publicado no n.º 1.084 do jornal Folha Patense de 1.º de fevereiro de 2014.

* Foto: Jornal virtual Patos1.

Compartilhe