ESTÁDIO ZAMA MACIEL

Postado por e arquivado em FOTOS, PATOS VIA SATÉLITE.

A URT foi fundada em 09 de julho de 1939, numa reunião acontecida no n.º 49 da Rua Dr. Marcolino¹. Num campo de futebol existente lá pros lados da Várzea (Bairro Brasil) realizaram-se as primeiras partidas. Foi somente em 13 de agosto de 1949 (Lei N.º 68) que a agremiação esportiva recebeu um belo presente da Prefeitura (concessão por 20 anos): uma imensa área correspondendo aos quarteirões 188 e 189 da planta cadastral, compreendendo o espaço entre as Avenidas Brasil e Paranaíba e Ruas da Várzea (hoje Joaquim das Chagas) e N.º 14 (hoje Ouro Preto). A foto mostra a área delineada em azul.

Até o ano de 1953 o terreno cedido à URT teve poucas obras, particularmente ao redor do campo. Então, mais uma grata ajuda veio por parte da Prefeitura, através da Lei N.º 202 de 06 de novembro. O Executivo vendeu parte do terreno (7.500 m²) e cedeu a quantia arrecadada para a agremiação construir uma praça de esportes na área contigua. O prazo de concessão continuou em 20 anos, podendo ser prorrogado. A linha vermelha da foto destaca a separação do terreno.

Com esta ajuda fundamental da Prefeitura, enfim uma simplória praça esportiva foi construída e batizada de Estádio do Mangueirão, por causa de um pé de manga presente a poucos metros do campo. O tempo passou, em 1966 o estádio recebeu o nome de Zama Maciel em homenagem ao seu fundador e foi incorporando as melhoras que hoje apresenta.

0* 1: Leia o texto “Residência da Família de José Caetano Maia”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Showmystreet, editada por Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe