BAIRRO GUANABARA VISTO DO LOTEAMENTO LARANJEIRAS

Postado por e arquivado em 2014, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

O primeiro Bairro Guanabara surgiu em 1971, num empreendimento de Geraldo Cambraia e comercialização de lotes da então empresa Soreli S/A¹, através de Sebastião Versiani. A Lei N.º 1.576, de 06 de outubro de 1977, modificou o nome para Sobradinho, mantendo seu perímetro entre as Avenidas Padre Almir Neves de Medeiros e Araguaia.

Daí em diante, as construções foram ocupando espaço em direção ao Córrego Água Limpa e limitando-se com a Avenida Angra dos Reis. Esta área foi logo denominada Bairro Guanabara, cujo perímetro urbano foi oficialmente estabelecido pela Lei N.º 2.761, de 04 de junho de 1991. Com a rápida expansão do bairro, fez-se obrigatória uma nova delimitação, o que se deu através da Lei N.º 4.373, de 14 de maio de 1997. Hoje, o Bairro Guanabara faz divisa com Copacabana, Cerrado, Lagoinha, Jardim América, Sobradinho e Santo Antônio.

Descendo a Avenida Angra dos Reis entre os Bairros Copacabana e Guanabara chega-se ao Córrego Água Limpa (as árvores fazem parte do que resta de sua mata ciliar). Transpondo-o e subindo o morro, chega-se ao Loteamento Laranjeiras. De um dos ainda inúmeros lotes vagos, foi tirada a foto.

* 1: Leia um anúncio de lançamento do bairro em “Bairro Guanabara – 1971).

* Texto e foto (13/02/2014): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe