CARTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA CASA DE CADEIA E CÂMARA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A comissão promotora da construção do edifício para cadeia e casa de Câmara desta Vila, composta dos abaixo assinados, já levou ao conhecimento do Exmo. Conselheiro Saldanha Marinho, por intermédio do Ilmo. Snr. Juiz de Direito da Comarca a palpitante necessidade de ser quanto antes instalada, e para conseguir esse fim ofereceram a casa do cidadão José Soares Rodrigues para servir provisoriamente, até que se prontificasse o edifício que tem entre mãos.

O Exmo. Sr. Presidente, atendendo à representação da Comissão e a informação do Dr. Juiz de Direito, dignou-se em maio, ordenar que, por intermédio do Coletor, se passe por escritura pública a ratificação do compromisso que tomou a Comissão, com as condições exaradas pelo Sr. Procurador Fiscal; a Comissão tendo se auxiliado com vários cidadãos importantes, conseguiu passar a escritura exigida, no 1.º do corrente mês, ficando 22 homens, todos a cada um de per si, obrigados a prontificarem o edifício em 2 anos, como tudo será apresentado a V. Excia. e o Ilmo. Inspetor da Tesouraria, a quem o Sr. Coletor da Bagagem dirigiu.

Soando docemente aos ouvidos dos abaixo-assinados aquelas palavras do Exmo. Sr. Conselheiro, que de posse da escritura expediria as ordens para eleição de Vereadores e instalação da Vila, vem os abaixo assinados receber de V. Excia. a realização daquelas palavras, pedindo que se digne, com a possível brevidade, conceder a tantas almas, tantos e tão grandes benefícios.

Confiados na retidão, inteireza do caráter que caracterizam os atos de V. Excia., esperam os abaixo assinados ser atendidos, com o que receberão mercê e favor.

Deus guarde a V. Excia. por muitos anos.

Santo Antônio dos Patos, 15 de agosto de 1867.

Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor Dr. Elias Pinto de Carvalho, DD. Vice-Presidente desta Província de Minas.

Antônio Dias Maciel / Jacob Vaz de Mello / Joaquim Pereira de Queiroz / Antônio Corrêa da Silva / José Soares Rodrigues / Antônio de Jesus Tolentino / José Alves Pinto / Zeferino Americano de Faria / Felisbino José da Fonseca.

* Fonte: Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

* Foto: Meramente ilustrativa de um documento antigo.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in