SAIU A TÃO ESPERADA LINHA PATOS DE MINAS-SÃO PAULO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

ÔNIBUSLiberada pelo DNER, a linha Patos-São Paulo dentro de mais alguns dias, aproximadamente 30, estará correndo em definitivo.

O Expresso União que inicialmente ganhara a concorrência teve-a suspensa pelo DNER devido o processo que outras concorrentes iniciaram na justiça Federal.

Estando a questão “Sub-Judice” arrolando na Justiça por mais de um ano, temos agora a situação definitivamente resolvida.

No início do ano corrente os prefeitos e autoridades da Região do Alto Paranaíba realizaram um memorando e pessoalmente em Brasília entregaram ao Dr. Eliseu Rezende, ministro dos Transportes. Naquela oportunidade falou em nome de toda a comitiva o Bispo de Patos, D. Jorge Scarso, que pediu urgência na solução da questão.

O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, sensível as necessidades do povo da Região do Alto Paranaíba, retirou o processo da Justiça, e, feito um acordo de cavalheiros entre as partes envolvidas na questão, decidiu-se que o Expresso União, Transporte Coletivo rodoviário de passageiros e cargas tenha a propriedade da linha. Assim, uma questão que se arrastou por mais de dois anos, teve uma definição definitiva, beneficiando uma população aproximada de 700.000 habitantes, correspondentes a 33 municípios cujo centro polarizador é Patos de Minas.

Foi certamente a influência do Dr. Wando Borges, Diretor Geral do Ministério dos Transportes que fez a ultimação da solução, e, a quem manifestamos sincera gratidão.

Em entrevista com o Sr. Humberto José dos Reis, procurador Geral do Expresso União, informou-nos que dentro de aproximadamente 20 ou 30 dias estará correndo o ônibus Patos-São Paulo e vice-versa. Bom tipo de carro ainda segundo a informação do Sr. Humberto, o “Executivo” da Empresa partirá de Patos diariamente às 17 horas. Terá o seguinte trajeto: Patos-Araxá via Estalagem. Em Araxá 10 minutos de parada. Araxá-Campinas via Franca e mais 10 minutos de parada em Campinas e, desta a S. Paulo. A volta terá idêntico trajeto, partindo de S. Paulo às 22 horas diariamente. Segundo cálculos aproximados do Sr. Humberto dos Reis a passagem de ida terá um custo de Cr$ 450,00.

A liberação desta linha representa um grande presente para Patos e região nesta XXII Fenamilho, o aniversário da cidade.

Estão de parabéns o Expresso União e todo o povo do Alto Paranaíba e autoridades representativas¹.

* 1: Leia “Pugilato Entre Gontijo e União em 1979” e “Ligação Patos de Minas-São Paulo: Um Abaixo Assinado do Povo”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Saiu a Tão Esperada” na edição de 25 de maio de 1980 do Jornal dos Municípios, do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Vereadorateia.blogspot.com.

Compartilhe