MIMEOGRAPHIA D’O TRABALHO – 1905

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

O Trabalho foi o primeiro jornal impresso em Patos de Minas. Fundado por Antônio Nogueira de Almeida Coelho e Fortunato Pinto da Cunha, o primeiro número circulou em 15 de agosto de 1905. Todo escrito à mão e mimeografado, o editorial em seu primeiro parágrafo informa: Aparece hoje o primeiro número de nosso jornalzinho. Lançado à publicidade numa cidade sertaneja, não podendo contar com um meio em que sua circulação se torne grande, bem poderá avaliar o público a que grande soma de trabalho nos impusemos.

Para não deixar o mimeógrafo ocioso, os proprietários vendiam trabalhos de impressão como “cartões para espetaculos, rotulos para garrafas, annuncios avulsos, marcação de envelloppes, etc”.

Como consta no anúncio da venda destes produtos, a redação do jornal se localizava à Rua Silva Jardim. Porém, nenhum compêndio histórico sobre Patos de Minas se refere a esta rua.

DSC01111* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 09 de setembro de 1905 do jornal O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe