URGE DIVIDIR O MUNICÍPIO EM SEÇÕES PARA SEGURANÇA PÚBLICA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

SEGURANÇASR. REDACTOR D’O TRABALHO

A Camara Municipal dessa cidade, em a ultima reunião ordinaria, authorisou o Sr. Presidente e Agente executivo a contractar commissario de confiança, para dividir o municipio em secções mais ou menos extensas conforme o numero de moradores. Se esse serviço for feito com a necessidade que o caso exige, será obra de patriotismo si o sr. delegado de policia do municipio adoptar a mesma divisão para o policiamento e prover as respectivas secções com inspectores idoneos. Por falta de inspectores de policia sente-se acephalo o policiamento e os delictos se multiplicam. Por toda a parte queixam-se da falta de policiamento e eu creio que não devemos esperar força paga para esse serviço. Divida-se o municipio em Secções, nomeiem-se os inspectores e teremos nesses auxiliares verdadeiros guardas locaes, que com o auxilio popular nos trarão a garantia pessoal e da prosperidade.

Por isso, sr. redactor, achamos de alta conveniencia o alvitre lembrado nas linhas a cima, pois por elle, como já dissemos, poderemos obviar em parte a falta de policiamento, determinado pela pequena força armada de que dispomos.

Ao digno sr. delegado pedimos pesar a nossa lembrança e agir como for de justiça. A vós pedimos o agasalho destas singelas linhas.

Lagoa Limpa do Areado, 6 de outubro de 1905.

E. F. de Noronha.

NOTA: Eduardo Ferreira de Noronha nasceu em Patos de Minas no ano de 1857, segundo óbito do cartório de Areado. Seu neto, porém, afirma que Eduardo Noronha é de origem portuguesa. Era agrimensor. Foi inspetor escolar, nomeado em 1897. Exerceu mandatos de vereador de 1887 a 1894, de 1898 a 1900 e de 1907 a 1912. Era capitão e ajudante de ordem da Guarda Nacional, prestando serviço sob as ordens do coronel Farnese Dias Maciel. Foi subdelegado de polícia. Também era empreiteiro de obras. Faleceu no distrito de Chumbo, aos 57 anos, em 21 de novembro de 1914, sendo sepultado em São José dos Quintinos.

* Fontes: Texto publicado na edição de 20 de outubro de 1905 do jornal O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam. Sobre E. F. Noronha: Logradouros Públicos de Patos de Minas, de Júlio César Resende.

* Foto: Chakalpredador.blogspot.com.

Compartilhe