COMO SURGIU O HOSPITAL IMACULADA CONCEIÇÃO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

HOSPITALNo ano de 1944, Dr. Paulo Corrêa da Silva Loureiro estava vindo de Belo Horizonte com destino a João Pinheiro, e o percurso entre as cidades passava em Patos de Minas. Era época da II Guerra Mundial e havia um grande racionamento de combustível, por isso o transporte entre as cidades era realizado mensalmente por caminhão. Dr. Paulo chega a Patos de Minas e o transporte havia partido no dia anterior, com isso ele se hospeda em uma pensão situada na Rua General Osório no trecho entre a Rua Major Gote e Av. Getúlio Vargas (atualmente onde se encontra estabelecido o Restaurante Alecrim), para aguardar a próxima partida do transporte. Devido à escassez de combustível, o transporte iria demorar muito; então Dr. Paulo começou a exercer sua profissão de médico em Patos de Minas. Chegada a data da saída do caminhão com destino a João Pinheiro, Dr. Paulo desiste de partir e se estabelece e realiza os atendimentos na pensão.

Com o passar dos anos, o seu irmão Dr. Benedito Corrêa da Silva Loureiro se forma em medicina e se estabelece em Patos de Minas. Com a chegada do irmão, eles adquirem um imóvel situado na Avenida Brasil esquina com a Av. Getúlio Vargas, onde funcionava a Pensão Brasil, e fundam a Casa de Saúde Imaculada Conceição em 08/12/1945.

Nos primeiros anos de funcionamento da Casa de Saúde Imaculada Conceição, durante o período do pós-guerra, eles passaram por muitas dificuldades, muitas vezes realizando atendimentos na zona rural montados a cavalo. Em 1950 veio um alento, quando a Câmara Municipal aprovou a doação do terreno onde hoje está instalado o hospital.

Após a fundação do Hospital, logo foram aparecendo os primeiros colaboradores que vieram para ajudá-los, entre eles: Dr. Lycurgo José da Fonseca, Dr. Fernando José de Almeida Milel, Dr. Lincon Brasil, Dr. Célio Rodrigues Pereira, Dr. Jacir Rodrigues Pereira e outros. Entre os colaboradores destaca-se ainda o Dr. José Correa da Silva Loureiro, irmão de Paulo e Benedito, que, na época, era responsável pelo laboratório de análises clínicas, e também Ary Lacerda de Araújo, encarregado pela área administrativa, e de Isordina Pereira da Silva, colaboradora da área da enfermagem, que dedicou-se por mais de 46 anos ao Hospital.

* Fonte: Câmara Municipal de Patos de Minas.

* Foto: Guiafacilmg.com.

Compartilhe