LARA E IVO: APLAUSOS MERECIDOS

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

APLAUSOTEXTO: BALTAZAR GUIMARÃES SILVA (1988)

Na semana passada nosso canto da página já deveria ter sido dedicado aos patenses que, nos últimos dias, conseguiram belas colocações em disputas de âmbito estadual: Lara Lúcia da Fonseca Mattos, que arrebatou o título de Miss Minas Gerais e Ivo Lima Dias (Macarrãozinho) que ganhou, em Belo Horizonte, uma corrida de bicicleta, contra fortes concorrentes.

Ocorre que, quando as notícias me vieram ao conhecimento, já estava redigida a mensagem de Páscoa, que ficaria melhor nesta semana, em que, com certa razão, supunha que nosso “Correio de Patos” não circularia.

Mas vamos aos nossos assuntos. Comecemos com a eleição da Miss Minas Gerais, pela preferência natural, ditada pelas boas maneiras, que se deve dar ao sexo frágil. Confesso que não conheço nossa beldade tão bem colocada no concurso realizado em Belo Horizonte. A senhora sua mãe, Dona Lúcia, quando mocinha, foi minha aluna no curso básico de Comércio no extinto Colégio “Silvio de Marco”.

Também conheço seu pai, nosso amigo Lázaro Mattos, comerciante de material para construção na firma A Construpatos. E que o Lázaro me desculpe, mas não é fácil aceitar que um sujeito tão desengonçado seja o pai de moça tão bonita.

Ela o puxou na altura, porque ambos são bem altos. E também o Lázaro tem aquele jeitão dele, fruto, principalmente de sua preocupação quase exclusiva com o trabalho, não se incomodando muito com a aparência pessoal. Mas, de resto, é uma excelente pessoa e merece as alegrias de ver sua Lara admirada e aplaudida por todos os mineiros e – faço votos – por todos os brasileiros, sendo eleita Miss Brasil.

Também nosso campeão de ciclismo não é meu conhecido. Ivo Lima Dias deve ter saído ao pai, pois João Batista Dias, o Macarrão, já ganhou vários troféus, tanto no ciclismo como em corridas pedestres. Macarrão também é nosso conhecido e admirado por todos não é de hoje. E, por coincidência, também ele atua no comércio de material para construção na firma Eletrodias Ltda.

Cabe a nós, patenses, ficarmos alegres com as vitórias de ambos os jovens e cumprimentá-los, como também a seus pais, desejando-lhes novos sucessos. Que Lara Lúcia ganhe para nós o título de Miss Brasil (depois a gente lhe deseja o de Miss Universo); e que o Ivo Lima Dias ganhe uma competição de âmbito Nacional também. E mesmo que isto não aconteça, já pelo simples fato de estarem concorrendo, estão prestando um bom serviço a Patos de Minas, pela publicidade que o evento representa.

Além da publicidade, é costume, durante estes concursos, os repórteres perguntarem sobre alguma aspiração pessoal e em benefício de suas comunidades. Aí então nossa Miss e nosso Campeão de ciclismo poderão exercer sua força política (sem o serem), dizendo, por exemplo, da necessidade de asfaltamento das Rodovias de Presidente Olegário até a BR 040 e de Patos de Minas até Rocinha. Outras coisas também podem ser lembradas, é claro, mas estas, por serem prementes, nos vêem logo à memória, em primeiro lugar.

E pode ocorrer que nem um nem outro tenha qualquer oportunidade de sugerir nada a quem de direito, com vistas a algum benefício para nossa cidade e região. Mas mesmo assim ficamos felizes com seus sucessos e lhes desejamos outros mais.

Não é necessário dizer que, tanto Lara Lúcia da Fonseca Mattos, como Ivo Lima Dias são jovens de futuro. Ela, estudante de medicina na UFMG, ele, não me disseram nem escreveram (que eu possa ter visto) o que pretende ser. Mas suponho que, pelo denodo que o levou a ser um ótimo ciclista, deve ter pretensões outras e disposição suficiente para lutar e vencer também nos estudos e na vida. E que, para ambos, desejo que as lutas e vitórias do presente não sirvam de entrave para suas realizações como estudantes e como futuros profissionais.

Parabéns a Lara Lúcia da Fonseca Mattos e também a Ivo Lima Dias. Vocês são motivos de alegria e de orgulho para todos os patenses e merecem nosso respeito e admiração. Estão de parabéns ainda os pais e demais familiares de ambos. Os sentimentos que atingem a todos os patenses, com muito mais razão, devem estar tomando conta de suas vidas. E vocês merecem.

* Fonte: Texto publicado na coluna “Encontros e Desencontros” da edição de 02 de abril de 1988 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Bastidores.folhadirigida.com.

Compartilhe