PAULO ROBERTO FERREIRA BORGES: FALECIMENTO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

DSC01162Acometido de câncer veio a falecer na madrugada de 1.º de fevereiro de 1980 o estimado médico Dr. Paulo Roberto Ferreira Borges. O seu sepultamento foi realizado às 16 horas com missa de corpo presente, transmitida pela Rádio Clube de Patos, quando vários oradores apresentaram ao extinto suas despedidas. Dentre eles o Dr. Paulo Cézar Duarte, representando a Associação Médica de Patos de Minas, Prof. Altamir Pereira da Fonseca, pela Edilidade Patense, Dr. Dácio Pereira da Fonseca, Prefeito Municipal, Sra. Gleide de Lima Verde Pereira e Prof. Antônio Oliveira Mello.

Discurso proferido pelo Professor Altamir Pereira da Fonseca em nome da Câmara Municipal, pelo passamento do Dr. Paulo Roberto F. Borges:

A Câmara Municipal de Patos de Minas comparece a esta cerimônia de tristeza e luto para manifestar à família do Dr. Paulo Roberto Ferreira Borges o mais profundo sentimento de pesar e de dor.

Em verdade, o passamento do ilustre cientista fez com que a nossa cidade amanhecesse noturna e silenciosa, porque perdia ela o filho mais renomado no campo da pesquisa científica. A vida desse homem de tanta fragilidade física, mas impressionante e admirável capacidade intelectual, atesta e comprova uma invulgar aplicação aos estudos e uma dedicação invejável à ciência.

Formado em medicina, em 1941, pela Universidade Federal de M.G. muito cedo revelou a sua grande vocação: a anatomia patológica, disciplina da qual foi monitor ainda nos áureos tempos acadêmicos e pouco depois professor assistente na Faculdade de Medicina.

De 1946 a 1947, foi bolsista do Ministério das Relações Exteriores dos Estados Unidos, e em seguida bolsista do Jackson Memorial Laboratory.

Em 1948, ascende à condição de Pesquisador no Departamento de Microbiologia da famosa Universidade de Yale. Aí trabalhou no laboratório do Professor F. Duran-Reynalds, considerado um dos gênios do seu tempo.

De 1948 a 1949 tornou-se pesquisador adjunto do Laboratório Jackson Memorial. Em 1950, já cientista famoso, foi nomeado representante do Governo Brasileiro no V Congresso Internacional de Câncer, realizado em Paris. O Dr. Paulo porém, não pôde atender a deferência do convite, e dos Estados Unidos escreveu ao Ministro da Saúde de então, alegando não ter condições financeiras para empreender a viagem e assim dar por cumprida tão nobre e honrosa missão. Contradição das contradições, 4 anos depois, foi designado representante americano no VI Congresso Internacional de Câncer, realizado na Capital de São Paulo.

De 1954 a 1969, trabalhou como pesquisador associado da Universidade de Tufts, e em 1960 realizou pesquisas oncológicas na mesma Escola de Medicina.

Doutor Paulo Borges pertenceu às seguintes agremiações científicas: Sociedade de Biologia de Minas Gerais; Sociedade Xi, nos Estados Unidos; Academia de Ciências de Nova York e Associação Americana de Combate ao Câncer.

Seu nome foi incluído no “American Men of Sciences”, famoso livro de referências sobre cientistas.

Eis, em síntese, a vida do homem de ciência. Mas Paulo Borges foi também um grande humanista, um homem voltado para o milagre da vida. Daí o grande amor que sempre dedicou a tudo o que fosse vivo: do vírus aos vertebrados, das bactérias às plantas superiores. Por isso amou os animais, cultivou jardins e se dedicou exemplarmente à saúde do homem. A ele se aplicaria o conhecido preceito: “Sou homem e nada de humano me é desconhecido”. Sabia história, literatura, gramática, filosofia, sociologia, psicologia e línguas estrangeiras modernas.

Foi um cientista e um filósofo, e, se se dedicasse à filosofia, certamente se filiaria ao racionalismo.

Doutor Paulo: aqui estamos para render-lhe a última homenagem. Sua personalidade marcante se constituíra sempre um exemplo para seus amigos. A sua aplicação aos estudos será sempre como uma estrela de Davi p/ as novas gerações. A seus familiares os sentimentos profundos da Câmara Municipal de Patos de Minas. E a você, o adeus saudoso e o preito de reconhecimento da comunidade patense.

Patos de Minas, 01 de fevereiro de 1980.

Paulo Roberto Ferreira Borges nasceu em Patos de Minas no dia 09 de janeiro de 1918, oriundo de uma família de 10 filhos, sendo seus pais o Dr. João Borges e Maria Ferreira Borges. Viveu uma infância sem sobressaltos, tendo iniciado os estudos no Grupo Escolar Marcolino de Barros, no qual concluiu o Curso Primário. Iniciou o Curso Ginasial em São João D’El Rei e terminou no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte. Ao completar o 2.º Grau prestou vestibular na UFMG sendo aprovado e concluindo o Curso de Medicina em 1941 de forma brilhante.

Dr. Paulo Borges foi um grande amigo da juventude e incentivou aqui em Patos de Minas o intercâmbio de jovens que pretendiam ampliar seus conhecimentos nos Estados Unidos através da AFS, tendo vários deles conseguido bolsas de estudos com permanência de um ano no exterior. Foi um grande entusiasta da Festa Nacional do Milho, tendo organizado e acompanhado a campanha de várias candidatas ao título de Rainha do Milho. Com prazer viu muitas vezes sua preferida ser coroada. Circunstancialmente, escreveu crônicas, contos e ensaios, que são muito apreciados pela originalidade de temas e seu estilo “sui generis”.

Em sua homenagem, em 05 de fevereiro de 1985, uma nova escola de Patos de Minas recebeu o seu nome: Escola Estadual Dr. Paulo Borges.

* Fontes: Texto publicado na edição de 02 de fevereiro de 1980, com o título “Faleceu o Médico e Cientista Dr. Paulo Borges”, do jornal Correio de Patos do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História do Unipam; Escola Estadual Dr. Paulo Borges.

* Foto: Arquivo da Escola Estadual Dr. Paulo Borges.

Compartilhe