COMPANHIA FORÇA E LUZ DE PATOS É CONCLUÍDA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

7Pelo Snr. Carlos Pecher em 31 de março, foi definitivamente entregue ao Cap. Amadeu Dias Maciel digno gerente da Cia. Força e Luz todos os serviços de montagem electro-mecanicas e installações de energia para força motriz e bem assim a distribuição difinitiva das redes de alimentação de corrente para illuminação publica e particular, estação e substações de transformadores de potencias, para fornecimento de força geradora. Sabemos que este nosso amigo retira-se para o Rio de Janeiro, garantindo o Sr. Gerente o bom funccionamento de todos os machinismos e apparelhos por elle montados, não só devido a optima qualidade do material empregado, que faz da General Ellectric do Brazil uma das primeiras Companhias fornecedoras e tambem pela proficiencia na sua montagem.

Em primeiro logar temos a lamentar a ausência deste moço que durante o tempo que residiu entre nós soube pelo seu modo affavel, pelo seu tratamento lhano e cavalheiroso, grangear geraes sympathias principalmente da parte sã da sociedade.

Em segundo logar temos a lamentar a falta de um profissional competente e habilitado, que como elle saiba sair-se rapidamente de um embaraço qualquer, no intricado problema de illuminação da cidade.

Aos ouvidos do Snr. Gerente, segredamos já a prophecia de uma desgraça se a rêde electrica for entregue a pessoas que de eletricidade, “noncapisco niente”.

Não estamos a fazer papel de Cassandra que se comprasia em indicar perigos aos cégos e àquelles que no horisonte, só viam nuvens côr de rosa. Não ha nada tão trivial como um facto: A electricidade de quando em vez costuma fazer das suas para resolver muita vez certos problemas, electricistas consumados as vezes costumam desesperar. Não é esta mocidade com a irreflexão da idade, que saberá se portar com calma diante de um accidente. A maior imprudência pode roubar uma vida preciosa.

Ficam aqui estas nossas palavras como uma advertencia solemne. Os erros em electricidade são como os erros dos medicos, a cada passo topam na morte, com uma differença somente que os dos medicos accarretam a morte para os outros, e dos electricistas accarretam a morte as mais veses para si.

NOTA: A Companhia Força e Luz de Patos foi inaugurada em 14 de agosto de 1915. Leia “Efeitos Poéticos da Chegada da Luz Elétrica” e “Eletricidade: Da Lamparina à CEMIG – Histórico da Força e Luz”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 09 de abril de 1915 do jornal Cidade de Patos com o título “Companhia Força e Luz de Patos”, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Estação Distribuidora que ficava localizada na hoje Praça Desembargador Frederico, do Arquivo Público Mineiro, publicada em 18/11/2013 com o título “Estação Distribuidora em 1915”

Compartilhe