MODESTO DE MELLO RIBEIRO – ANIVERSÁRIO/1929

Postado por e arquivado em PESSOAS.

MODESTORompendo o nosso programma, abrimos prazeirosamente as nossas columnas para registrar a passagem, no dia 8 do corrente, do anniversario do professor Modesto. E julgamo-nos satisfeitos por se nos apresentarem ensanchas a dizermos alguma cousa do mestre, dando expansão ao nosso jubilo pela sua data genethliaca. Foi elle professor de todos nós que mourejamos nas officinas e redacção da “Gazeta” e contam-se ás dezenas os cidadãos, hoje homens uteis à sociedade, que passaram pelos seus bancos de escola. A amizade que a elle nos une é dessas que no coração se arraigaram como presas á terra se acham as arvores exhuberantes de seiva, tanto mais vigorosas quanto mais dilatado o tempo em que no húmus lançaram as raízes fortes e enrijecidas.

Sentimos ao vel-o por nòs passar cruzando comnosco nas ruas, em qualquer parte que o encontremos, sentimos que elle leva comsigo alguma cousa de nós mesmos, a poeira doirada do nosso passado, ao mesmo tempo que reverenciamos em suas cans prematuras o fructo amaro dos cuidados que nos dispensou, lapidador paciente de diamantes brutos que, si nem todos brilham com a mesma intensidade em suas facetas, attestam o esforço perseverante e tenaz do artifice que os trabalhou. Nós, que pudemos abraçal-o naquelle dia, com a efusão do nosso enthusiasmo de par com o nosso reconhecimento, trazemos para as nossas paginas, perpetuando-a, a lembrança do dia 8. Houve no dia do seu anniversario a enthronisação, em seu lar, do Sagrado Coração de Jesus. Que Elle, o Coração Amantissimo, Jesus Rei de todos os corações faça chover, o que Lhe pedimos com o fervor de nossas almas e de nossos peitos, felicidades e venturas sobre o professor Modesto, sua familia, seu lar…

NOTA: Professor Modesto nasceu em 08 de agosto de 1871. Portanto, neste dia de 1929 completou 58 anos de vida. Pouco mais de um mês após a publicação deste artigo, ele faleceu, em 21 de setembro de 1929.

* Fonte: Texto publicado na edição de 11 de agosto de 1929 do jornal Gazeta de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do livro Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe