DALLA, MARCEL DE BROT E AMIGOS: SHOW LAVAPÉS

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

LAVAPESDando sequência aos shows desta temporada de verão, quem se apresenta em Patos de Minas no Teatro Telhado, hoje às 20.30 horas, é Dalla, cantor e compositor patense, juntamente com De Brot, que veio de Belo Horizonte para dar reforço ao show “Lavapés”, em que estes dois músicos mostram ao público a sua criatividade mais recente.

O nome que dá título a esta apresentação, Lavapés, no dizer de De Brot, foi inspirado numa fotografia, mas também tem muito a ver com aquela passagem bíblica, quando Maria Madalena lava os pés de Jesus Cristo, num sinal de respeito e humildade. Esta significação transcende o espaço histórico para atingir uma de nossa era industrial e nuclear com a mesma valorização. Entre as composições de De Brot está “Rio dos Peixes”, onde Wander Porto faz parceria, e que ganhou o 2.º lugar no Festival de Música Inédita de Patos de Minas. De Brot já tem uma trajetória musical de uns 12 anos, tocando e transando com gente como Paulinho Carvalho, baixista em várias músicas no último LP de Mílton Nascimento, “Caçador de Mim”; João Carlos Cavalcanti, que recentemente gravou o seu primeiro LP, “Minas Gerou”, participando também do conjunto Clave do Sol e se apresentando com Celso Adolfo, Dalla e Dim Salabim por diversas vezes nos palcos belorizontinos. Dalla considera De Brot um menestrel, aquele que se articula por todos os meios físicos e musicais para garantir sobrevivência à sua criatividade e a permanente harmonia e desprendimento com o seu instrumento de trabalho. Mas por outro lado os caminhos percorridos por Dalla têm as mesmas características, pois ele conta que já enfrentou “barras pesadas” tocando em cinemão de mil e duzentos lugares com a presença de 30 pessoas: “Nestes lugares se tem um terrível sentimento de abandono”. Mas já se apresentou também no Parque da Gameleira, Mercado Central, para 5.000 pessoas no Woodicex. Ultimamente tem colaborado com o projeto Palco Móvel de Patos de Minas, que visa a instituição de uma Casa de Cultura para a cidade.

Dalla acrescenta ainda que o trabalho do Músico mineiro ainda é imenso e cheio de dificuldades, e “geralmente temos uma resposta negativa para tanto esforço, mas existe realmente uma força estranha que nunca nos deixa parar no comodismo e nos obriga a estar sempre subindo no palco, fazendo papel de bruxo, de ser excêntrico ou mesmo conseguindo uma transfiguração, algo que não sei como acontece, mas que assusta, causa medo, fascinação e coragem, um misto de vários sentimentos”, que De Brot complementa como “bom demais”.

Para dar mais colorido ao show de Dalla e De Brot, estará participando Luiz Carlos Esteves, que apresentou na semana passada o seu “Anjos e Demônios” neste mesmo teatro, acompanhando ao piano várias composições. Também Taquinho Noronha, que fará vocal em diversas músicas e tocará duas de suas canções. Ainda Heleno Versiani na bateria e Waldir Carvalho no contrabaixo. Os ingressos estarão à venda por 150 cruzeiros.

NOTA: Como continuidade da matéria, o jornal informou: No próximo dia 23, o ginásio poliesportivo do PTC vai ser lugar de rever a música dos Beatles. Heleno Versiani, Luiz Carlos Esteves, Taquinho Noronha, Ivan Correia e Joãozinho, ex-integrantes do conjunto Magos do Sol, estarão tocando Michelle, Let It Be, Dear Prudence, Yesterday, Dat Tripper, entre outros sucessos dos quatro cabeludos de Liverpool. Os beatlemaníacos ou que gosta do conjunto que balançou o coreto nos anos 60 terão oportunidade de reviver, numa boa noite, os melhores momentos do “rock and roll”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 16 de janeiro de 1982 do jornal Primeira Hora de Uberlândia, do arquivo de Luiz Carlos Esteves.

* Foto: Arquivo de Luiz Carlos Esteves.

Compartilhe