PROTESTO PATENSE CONTRA A REVISTA VEJA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

CAWBOYFoi simplesmente impressionante o número de pessoas que ligaram para a redação do Jornal Correio de Patos, com a intenção de protestar contra a matéria publicada na última edição da revista Veja, na qual Patos de Minas é comparada às cidades do Texas, nos Estados Unidos. A maioria delas acha que o espaço foi pago para projetar socialmente aqueles que foram retratados pela revista, uma das maiores do país. Os patenses ficaram abismados com as irrealidades inseridas na matéria, principalmente, quando o repórter afirma que “é comum encontrar na cidade jovens vestidos como uma versão moderna dos cowboys dos filmes de faroeste”.

Houve muito protesto também quanto ao exagero da reportagem, no que diz respeito às atuais condições econômicas do município. Pelo conteúdo da matéria, Patos de Minas é colocada como sendo um paraíso, onde os restaurantes exibem shows e a juventude local desfila em trajes importados e carros de luxo. Para ostentar a riqueza do município, Veja estampou uma foto da mansão do gaúcho Inácio Urban, que dispõe de piscina, sauna e elevador. Ao frisar o estilo cowboy como hábito cultivado pelo patense, o cabeleireiro Sílvio José Ferreira, Silvinho, afirmou, conforme a revista, que suas clientes valorizam o que é considerado brega em São Paulo.

Para os patenses que leram a matéria, a revista Veja, além de ter perdido crédito junto a seus assinantes, no município, contribuiu até para que Patos de Minas passe a ser alvo das quadrilhas de assaltantes, que certamente serão atraídas pelas ostentações contidas na reportagem.

* Fonte: Texto publicado com o título “Patenses protestam contra matéria publicada na revista Veja” na edição de 24 de março do 1990 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Ptdreamstime.com.

Compartilhe