VIZINHOS NOVOS: AMEAÇA!

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

CÃOAlguns cães são profundamente desconfiados de qualquer coisa e de qualquer pessoa nova. Vizinhos, em especial, podem ser problemáticos porque ficam muito próximos do território de um cão e nunca vão embora. Estão ameaçando constantemente. Se tiverem um cão, a ameaça é ainda mais real.

Esse tipo de problema é, de fato, bem fácil de ser superado. Basta fazer com que o cão ameaçado pense que os vizinhos e seu cão são simplesmente membros novos de uma matilha mais extensa. Cães e vizinhos deveriam se encontrar pela primeira vez em um território neutro, na pracinha do bairro, por exemplo. O cão verá que essas pessoas e seu cão não são ameaça para seus donos. Os vizinhos podem oferecer um pouco de comida ao cão, e se houver o mais remoto sinal de agressão canina o cão delinquente deve ser firmemente repreendido.

Quando os vizinhos e seus cães forem capazes de se encontrar na pracinha sem problemas, continuarão a se encontrar no território da casa do cão, tanto dentro como fora. Leva um tempo muito curto para um cão aceitar que não há nenhuma ameaça planejada pelos humanos novos e só um pouco mais de tempo para aceitar que o cão novo também não é uma ameaça.

* Fonte: 100 Perguntas Qye Seu Cão Faria ao Veterinário (Se Ele Pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Casa.hsw.uol.com.

Compartilhe